segunda-feira, 18 de maio de 2009

Minério de ferro: multinacional Vale do Rio Doce continua prejudicando as famílias de Pequiá.

O Blog do Gusmão entrou em contato com o secretário municipal de meio ambiente de Açailândia, interior do Maranhão, Antônio Benedito Galvão.

O secretário nos informou que nada mudou no distrito de Pequiá, as famílias continuam sofrendo com os efeitos danosos ocasionados por cinco siderúrgicas e um pátio, onde a Vale armazena o minério de ferro.

Afirmou que as licenças foram concedidas pelo governo do estado, e que, caso a permissão fosse de responsabilidade do município, a Vale não estaria operando dessa forma, prejudicando os moradores.

Segundo Galvão:
"o índice de ferro no sangue do pessoal de Pequiá é muito grande".

Ouça na íntegra, a conversa que tivemos com o secretário de meio ambiente de Açailândia, hoje, segunda-feira, 18 de maio de 2009.

A reflexão continua!


2 comentários:

Anônimo disse...

Louvável que o debate não se esvazie com mais estes importantes aspectos levantados pelo Competente Gusmão...esmiuçando tudo que pode, na busca de elucidarmos a respeito de importante questão.
Sou a favor da vinda de um empreendimento desse porte para região. No entanto, deve ser de forma sustentável, pois, como todo Ilheense e visitante que aqui chega, o que mais nos trás felicidade é a qualidade de vida que aqui temos. É inegável a necessidade de haver um impulso econômico desta magnitude para o desenvolvimento regional. Contudo, o que devemos colocar como prioridade é a vida de milhares de pessoas que aqui vivem com seus entes queridos, é a história da nossa região. Se ficar comprovado de que será de maneira sustentável e equilibrada, que venha tal progresso. Mas se for o "progresso" de poucos como sempre acontece, que estes continujem a comer gafanhoto e ensopado de cachorro lá nas bandas da Ásia.

Henrique Menezes
henriquework@gmail.com

Anônimo disse...

Gusmão
Eu li sua matéria, postei no site do Ação Ilhéus,pois entendi que é realidade o que está ali documentado em imagens, além de assustador. Realidade às vezes temsido encarada por alguns ilheenses como sendo terrorismo, quando não é. Por outro lado, li também o blog do Alvaro Degas, como faço diariamente com todos os blogs da Região e fiquei preocupada, pois ele mostra inclusive com posicionamento em mapa do google que Pequiá é uma cidade na divisa do Espirito Santo com Minas Gerais.Achei estranho, conhecendo o quanto você é criterioso para postar uma matéria. Agora vejo aqui, que realmente você não apenas está certo como também entrevistou o Secretário do Meio Ambiente de Açailândiae ainda comprova ser verdade o que acontece naquele Distrito do referido município. Parabéns pelo seu trabalho jornalístico. Isso precisa ser do conhecimento de todos, pois a preocupação que assisti da equipe do Governo com o ECOnômico,certamente pode provocar situações semelhantes caso não seja possível evitar este grande desastre em nome do PROGRESSO e aí termos de viver aqui onde hoje temos QUALIDADE DE VIDA, enfrentando tantas doenças e riscos ao meio ambiente hoje saudável e assim meu amigo, de nada adiantará ter salário, estar empregado se 50% dele será gasto com remédios.
Maria do Socorro Mendonça