sábado, 16 de maio de 2009

Renúncia do prefeito: boato ou verdade?

Vale lembrar que foi o secretário Carlinhos Freitas, homem de confiança do prefeito, que declarou a possibilidade de renúncia do gestor municipal.

Não foi um boato, e sim, uma informação divulgada por um importante membro do governo.

Momentos de instabilidade emocional podem acontecer com qualquer pessoa, mas, aqueles que representam o interesse público devem se precaver, impedindo que as dificuldades, normais em qualquer governo, afetem a individualidade e o estado de ânimo do governante.

Os problemas que atingem um país, seus estados e municípios, por motivos financeiros e administrativos, não podem gerar crises "existenciais".

O general francês Charles de Gaulle, após a invasão da França pelos alemães, na II Guerra Mundial, fugiu para a Inglaterra com o objetivo de formar a resistência francesa.

Desprovido de exércitos e de território, sentou com os principais líderes da época, a exemplo do primeiro ministro britânico Winston Churchill, com firmeza, de igual para igual, se impondo como o legítimo chefe de estado da "França Livre".

Hoje, grande parte da sociedade francesa pergunta: "o que seria da França sem de Gaulle?".

Pode parecer romântico e soberbo, mesmo assim insisto, a postura ideal de um líder passa pelo referencial do espírito público de Charles de Gaulle.

Também foi humano, com muitos erros e contradições.

Nenhum comentário: