sábado, 16 de maio de 2009

O minério de ferro e os efeitos colaterais do progresso

Vejam neste documentário, o sofrimento de 300 famílias que moram no distrito de Pequiá, em Açailândia, no Maranhão, próximas a um pátio de descarga de minério de ferro, da Vale do Rio Doce, rodeado por cinco siderúrgicas e um britador.

Vale a pena ver o vídeo.



Quais garantias nós temos, de que esses efeitos desastrosos não acontecerão na região do Porto-Sul? A pretensa tecnologia proposta pela Bahia Mineração nos livrará desses problemas? O local onde a BAMIN pretende armazenar o minério de ferro, vai ser diferente do pátio usado pela gigante "Vale do Rio Doce" em Pequiá?

São indagações que merecem respostas contundentes.

Em Pequiá existem cinco siderúrgicas, aqui temos a perspectiva de uma, por enquanto.

Precisamos refletir sobre o assunto, com muita calma.

3 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos sim refletir sobre o assunto, com muita calma.
O que não podemos fazer é ficar contra, sem conhecer os aspectos e impactos ambientais do Projeto Porto Sul.
Temos o Instituto do Meio Ambiente - IMA, que com certeza estará atento e definirá condicionantes ambientais adequadas, temos a SEMA - Secretaria de Meio Ambiente do nosso município que deverá acompanhar o Projeto de perto e temos a opinião pública regional que também deve ser chamada a acompanhar o POrto Sul.
Além disto o estudo da possibilidade de colocar como um dos condicionantes do Projeto, a Certificação ISO 14001 - Ambiental, da construção e da operação, deverá ser considerado.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Este é conceito chave nesta discussão, em contrapartida à INSUSTENTÁVEL POBREZA, com que vive parte dos ilhéenses.

Carlos Mascarenhas

Emílio Gusmão disse...

Carlos,
a secretaria municipal de meio ambiente não dá as caras.
Mostre uma ação efetiva dessa pasta.
Precisamos da ação de outros órgãos, não confio na SEMA.
Gostaria que mostrassem um exemplo onde a tecnologia impediu os efeitos danosos do minério.
Não estou duvidando, apenas não conheço.

Anônimo disse...

Desenvolvimento sustentável não se faz com ativo ambiental de 30milhões. Essa foi a maior piada da apresentação do Governo.