quinta-feira, 8 de maio de 2008

Fabrício KC, ombudsman do Blog do Gusmão

Um primeiro comentário.
Aceitando o convite para atuar como ombudsman do Blog do Gusmão, escrevo, com algum atraso, o primeiro comentário como tal. A idéia é publicar os comentários semanalmente.

O Blog do Gusmão tem alcançado gradativamente uma posição importante como veículo de comunicação alternativo em Ilhéus e em toda a região, oferecendo informação nos diversos formatos possibilitados pela internet: rádio, TV e texto. São pautas constantes no Blog a conjuntura política ilheense, a busca do debate e de esclarecimento sobre grandes questões que envolvem a Região (como o projeto Porto Sul), o fundamental contraponto a ‘grande imprensa’ regional, como denota o post do dia 28 de abril intitulado‘A burrice está na mesa, quem quiser, basta se servir’, e o espaço dedicado a cultura regional, com divulgação das programações culturais e entrevistas relevantes com artistas como Fábio Lago.

Sente-se, contudo, uma visão menos incentivadora com relação ao esporte regional como faz notar o pequeno post (Cavalos paraguaios, 5 de maio) em homenagem ao time campeão Colo-Colo de Ilhéus, desdenhando com bom humor dos times do Itabuna e do Conquista que sucumbiram aos dois maiores clubes baianos depois de um valorosamente disputado quadrangular final do Baianão. O post em si é válido, mas não seria a ocasião de, também, avaliar o futebol regional? De questionar em que medida houve um real crescimento do futebol do interior ou uma decadência dos clubes da capital? E também de dar voz aqueles, entre jogadores e dirigentes, que levaram para os estádios de Itabuna e Conquista milhares de confiantes torcedores?

No mais, cabe ao Blog evitar suposições desnecessárias como o post que indica a publicação de uma ‘lista que identifica pessoas que - supostamente - foram traídas pelo ex-prefeito Jabes Ribeiro’ (Jabes, o traíra, 5 de maio). O assunto não é irrelevante, claro, se tratado com o mesmo cuidado habitual do Blog do Gusmão.

Fabrício Kc
fabriciokc.wordpress.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Gusmão
Seu blog é bom mas é confuso. Nada impede que o criador tenha posição política e a expresse, mas tem que saber diferenciar informação de opinião. O Blog pode até virar um panfleto eleitoral-partidário, mas perderá a credibilidade. O seu espaço pode ser mais uma alternativa de discussôes propositivas para os destinos dos quereres populares e progrssistas, desde que, sem negar o que é, não caia na chicana e em práticas depreciativas dos discussos divergentes.
Um abraço.
Carlos Pereira
Nada impede fazer deste espaço uma trincheira de apoio as idéias de Ruy, sem ser uma mera correia de transmissão. O debate é bom!

Emílio Gusmão disse...

Sr. Carlos Pereira,

um blog é um site pessoal. Como sou um homem da comunicação, coloco aqui, também, conteúdo jornalístico.

A linha que define um texto informativo de um opinativo é tênue, na interpretação é possível fazer a distinção.

Para mim, na minha modesta opinião,o jabismo é um mal. Sou a favor que se quebre esse paradigma, que exige do político a dissimulação.

No jabismo isso é uma regra, por isso, torço contra.

Me sentirei muito feliz, no dia em que tiver a certeza do fim do jabismo .

Agradeço a sua participação, e ela muito me honra, pois percebo que não és jabista, e sim, um pouco simpatizante.

Digo isso, pois percebo no senhor sinceridade, coisa que falta naqueles que são jabistas de coração, e por necessidade.