quinta-feira, 8 de maio de 2008

Novo Improviso, Oxente! aborda projeto do Porto Sul

Ascom - Casa dos Artistas.

A nova edição do projeto Improviso, Oxente! estreou na última quarta-feira (7), tendo como assunto geral deste bimestre o projeto do Porto Sul. Começando mais cedo, às 19 horas, a iniciativa da Casa dos Artistas teve como convidados o diretor do Instituto Floresta Viva e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz, Rui Rocha, e o grupo Palha Assada.

As discussões do último Improviso, Oxente! foram mediadas pelo professor Ramayana Vargens e o assunto da noite foi “O que está por trás do projeto do Porto Sul. Na ocasião, Rui Rocha, que também lidera o movimento ambientalista que questiona os impactos do empreendimento do Governo Estadual, explicou o que é o projeto. “O novo Porto, cuja área desapropriada para sua construção fica no povoado de Ponta da Tulha, estará integrado à ferrovia Oeste-leste e ao aeroporto Internacional”, disse.

De acordo com o ambientalista, o Governo do Estado anuncia o Porto Sul como uma ferramenta para escoar a produção de minério, grãos e biocombustíveis produzidos na região oeste. “O local apontado possui cerca de 18 mil hectares, está numa área de proteção ambiental, com restingas e manguezais. Por isso precisamos questionar se vale a pena pôr em risco o nosso patrimônio natural”, declarou.

Nenhum comentário: