segunda-feira, 28 de abril de 2008

A burrice está na mesa, quem quiser, basta se servir

Sobre o porto-sul.

Defeito de fabricação 1
" Luto por preservar tudo o que é possível, mas não em colocar a vida de plantas na frente da vida das crianças, das pessoas. "
Marcel Leal (jornal A Região dessa semana, na carta ao leitor).

Ué? Marcelo costuma defender que a polícia mate os bandidos, agora valoriza a vida humana. Entendi, pra ele, bandido não é ser humano, e o estado deve eliminar bandidos e plantas, então tá.
Segundo Charles Darwin: "Nada diferencia os seres humanos dos demais animais. Nós somos biologicamente tão dependentes da natureza, quanto os demais seres vivos."
Por acaso, não são essas plantas - que Marcel diz que não valem mais do que a vida de crianças - que fornecem oxigênio? Será que o nosso insigne jornalista esqueceu que o oxigênio nos mantêm vivos? Será que ele também esqueceu que o desmatamento causa alterações em nosso clima, provocando prejuízos na agricultura, além de diversos outros danos?

Defeito de fabricação 2?
" Toda atividade turística é predatória, olhe o exemplo de Itacaré. "
Frase que ouvi na rua.

Meu Deus!!! Então, se for assim, vamos processar o governo federal por ter o ministério do turismo, ramificação responsável por fomentar uma atividade econômica danosa. O turismo em Itacaré é predatório porque falta planejamento, a prefeitura desse município não se preocupa em desenvolver uma mentalidade que valorize a sustentabilidade. Normalmente o brasileiro considera que espaço público é o espaço de ninguém, por isso destrói ou até mesmo se apropria. É o que está acontecendo em Itacaré, suas autoridades não pregam a valorização do espaço coletivo, como um bem comum a todos.

Defeito de fabricação 3.
" Toda forma de turismo traz prostituição infantil. "
Frase que ouvi na rua.

Pelo amor de Deus!!! Então os caminhões com soja que aguardavam no malhado, para descarregar no porto, faziam parte de uma atividade turística? Os caminhoneiros aproveitavam a ocasião para fazer turismo em nossa cidade e pegar algumas "menininhas".
O que falta é ação da polícia e do ministério público para acabar com essa monstruosidade. Fazer uso dessa prática criminosa vai da opção de cada um. Cabe ao estado investigar e colocar na cadeia seus adeptos e agenciadores. O governo federal tem realizado diversas operações contra esse crime. As polícias (rodoviária e a federal) tem desbaratado várias quadrilhas, por sinal, muitas atuavam em estradas e rodovias, próximas de cidades onde não havia qualquer atividade turística.
Completou dois anos que um motorista de ônibus em Belo Horizonte, foi flagrado fazendo sexo oral com uma menina de 12 anos, dentro do veículo em que trabalhava. O estereótipo do homem escroto brasileiro, valoriza a carne nova, esse tipo de gente tem que ir pra cadeia. Não é o turismo que gera essa aberração, e sim, a miséria e a certeza da impunidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Gusmão,

que felicidade ver oxigênio no jornalismo regional.

Os comentários para Marcel Leal indicam como o debate de idéias no Sul da Bahia chegou à internet - e creio, chegará às ruas- com honestidade, transparência, livre pensar.

Parabéns pelo blog e pela sensibilidade.

Forte abraço,

Rui

Anônimo disse...

Gusmão

Perfeitas estas colocações. As pessoas não pensam antes de falarem e saem atirando nos próprios pés. É incrível!!!
Quando leio comentários no R2CPress, muitas vezes tenho que rir muito. São extremamente paradoxais quando tentam defender a quase decisão do Governo quanto ao Porto Sul e atacam o próprio Governo. Para nossa defesa é fantástico. Os próprios "defensores" daquela localização para a obra, não têm argumentos a não ser admitir que o Governo pode e deve fazer, que é irreversível, indo de encontro a tudo o que e o quanto um dia atacaram enquanto oposição. É incrível!!!!

Dani disse...

Para conhecer Itacaré, acessem o site www.rbhpraias.com.br
Excelentes preços e um ótimo atendimento!!! Não percam as ofertas de lançamento de hotéis em todo o Brasil!!!