quarta-feira, 22 de julho de 2009

Denúncia grave sobre a saúde pública de Ilhéus

Pacientes com suspeitas de gripe suína não estão passando pelos médicos.

E-mail enviado ao Blog do Gusmão. O Autor pediu que não lhe identificasse.

Peço que publique este desabafo em seu blog.
Deixo bem claro que não é questão política e sim de saúde pública.
Todos devem saber o que acontece para que possamos buscar soluções.

Caro Blogueiro,

Sou profissional de Saúde e pergunto, o que está acontecendo com a saúde de Ilhéus?
Foi dito na Reunião do Conselho de Saúde que os médicos: Dr. Edmundo, Dr. Adalberto e o Dr. Gustavo Cunha estariam atendendo os casos de Dengue. Pasmem, nem eles estão sabendo disto, e os casos continuam chegando no Hospital. Os casos de dengue estão sem referencia, como também, os casos de "Gripe Suína". Os pacientes que chegam com suspeita ao Hospital Regional, não são vistos por médicos e se quer a Vigilância Municipal faz o acompanhamento. Há um descaso com a situação, muita conversa, pouco trabalho e muita enrolação.

Caso alguém dos órgãos responsavéis queira prestar esclarecimentos, basta enviar e-mail para o endereço emilio.gusmao@gmail.com .

5 comentários:

Anônimo disse...

Diz o dito popular, que em terra de cego quem tem um olho, é rei. Em Ilhéus, quando Salomão, completamente cego em gestão de saúde, assumiu a Secretaria de Saúde do município, a quase cega Marleide era a única luz do seu caminho. Amigo de Newton, convenceu o mesmo que a secretária era competente, honesta, etc e tal. Também cego, o prefeito a considera competente, honesta, etc e tal, e ela se tornou a única luz do seu caminho. Mas, na verdade, todo mundo sabe para quem a secretária "ilunina" os caminhos dentro da secretaria de saúde desde épocas remotas(diga aí vereador!!!). Só podia está dando no que deu. Ilhéus merece. É a única conclusão à qual podemos chegar. Vai dar azar assim nos quintos dos infernos. Que porra é essa meu irmão?????

Anônimo disse...

Não sei porque tanta reclamação. A saúde pública em Ilhéus sempre foi assim, piorou muito depois da municipalização, quando os secretários municipais de saúde passaram a assinar os cheques e a determinar para onde vai o dinheiro (para o bolço, para aluguel de carro, para tanta coisa mais). A esperança estava na nomeação de um nome técnico por Valderico, mas a saúde foi loteada por sua filha. Depois veio Newton e todo mundo achava que o mesmo iria buscar apoio no governo estadual, através de Lídice da Mata, para que pudesse montar uma equipe que pensasse em conjunto com o gestor estadual. Que pena que pensem que se pode fazer de conta que estão fazendo um bom trabalho. Coitado do povo. Eles não tem convênio. VIVA NEWTON!!!VIVA JABES!!!VIVA ÂNGELA!!!VIVA VELOSO!!!VIVA TODOS AQUELES QUE VEM CONSEGUINDO ENGANAR O POVO DE ILHÉUS. "ISSO É UMA VERGONHA"

Anônimo disse...

Bem, na verdade é preciso separar o joio do trigo. Com certeza o problema não tem muito a ver com a Secretária de Saúde. O complicador maior se encontra no fato de vereadores quererem lotear as secretarias e em particular a secretaria de saúde. Inclusive se dando ao luxo de desmontar a equipe da vigilância epidemiológica em época de gripe suína e dengue. Não vejo o que a secretária possa fazer. Até o Conselho Municipal de Saúde se reúne em reunião extraordinária para avaliar queixa de funcionário descompromissado como se a secretária estivesse tomando atitudes descabidas. Quanto ao Hospital Regional, realmente é fato. Os médicos estão se recusando a cuidar dos casos de gripe suína e alguns pacientes ficam desassistidos inclusive permanecendo por horas na unidade de emergência e comprometendo todo o serviço. Mas, antes de condenar vale ressaltar que a única ação do governo para com os profissionais foi a compra de máscaras adequadas que são distribuídas somente para médicos e enfermeiros... os outros profissionais se quiserem têm que conseguir na tora.

Anônimo disse...

cabe ao secretário de saude enquanto gestor da saude de um municipio que se encontra na gestão plena do sistema unico de saude, prover os meios para garantir, proteger e promover a saude de seus municipes.Claro que intervenções politico partidaria sempre vão acontecer,mas sendo este gestor uma pessoa que priorise os assuntos de relevancia tecnica,como é o caso dengue e da gripe suina,certamente estará cumprindo com o seu papel de forma responsavel, filtrando e repelindo as adversidades politiqueiras.O que não é ocaso da secretaria Marleide.

Emílio Gusmão disse...

Os comentários com palavrões e termos pejorativos direcionados às pessoas criticadas, serão recusados.
Vamos manter o bom nível da discussão.