terça-feira, 7 de julho de 2009

Letalidade da gripe suína cai para 0,4%


Texto do site Vi o Mundo, de Luis Carlos Azenha.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo,dia 28, a primeira morte relacionada ao vírus Influenza A (H1N1) no País. Trata-se de uma pessoa adulta do Rio Grande do Sul, que esteve na Argentina por sete dias. No Brasil, já há 627 casos confirmados de gripe A ou suína. Desses, quase todos já tiveram alta ou estão em recuperação.

“No Brasil, a doença continua limitada e sem sustentabilidade”, afirma Temporão. “Isso significa que no País, até agora, somente foram registrados casos de pessoas que viajaram ao exterior ou que tiveram um contato próximo com elas."

"No Brasil, a maior parte dos casos é leve e tem evoluído para a cura", acrescenta Temporão. "Há uma percepção, em todo o mundo, de queda da letalidade relacionada ao novo vírus. Atualmente, na faixa de 0,4%. No Brasil é de 0,16%."

Além da morte ocorrida hoje, o Ministério da Saúde acompanha mais um caso de paciente que inspira cuidados. Está sendo investigada ainda a morte, na última sexta-feira, de um paciente norte-americano no Rio Grande do Sul. Segundo a secretaria estadual de saúde, exames preliminares revelaram que não há evidências de que a causa da morte tenha sido o vírus H1N1. Os resultados finais devem sair até amanhã.

Leia mais.

Nenhum comentário: