sábado, 27 de junho de 2009

Quebra de braço na secretaria de saúde

Diretores brigam com secretária e pedem demissão.


A diretora de vigilância à saúde, Cássia Virgínia, e o médico Júlio Dias, responsável pelo combate à dengue, pediram demissão da secretaria de saúde de Ilhéus.

As cartas foram entregues ao prefeito Newton Lima ontem (26). Segundo informações, o gestor não aceitou o desligamento dos funcionários.

O problema surgiu após várias divergências administrativas dos dois diretores, com a secretária de saúde Marleide Figueiredo. O afastamento de Orlando Mendes, funcionário da Fundação Nacional de Saúde, lotado na prefeitura, ligado aos dois, contribuiu para a quebra de braço.

Cássia e Júlio só aceitam permanecer se Marleide for exonerada.

Caberá ao prefeito a resolução do imbróglio.

6 comentários:

Anônimo disse...

Prezado blogueiro

A notícia além de sensacionalista e tendenciosa está quase 100% errada ao não ser por um detalhe que aqui, por razões éticas omitiremos

Os cargos foram entregues pela diretora de Vigilância à Saúde e pelo Coordenador da Dengue. Dr Julio não tem cargo, é somente técnico do departamento.

As cartas foram entregue ao prefeito Newton Lima pela manhã do dia 26/6 e a Secretária de Saúde esteve presente no encontro. Foi comentado a tarde, em reunião com os supervisores da dengue, que o prefeito aceitou ambos os desligamentos.

O afastamento de Orlando Mendes, funcionário da Fundação Nacional de Saúde, lotado na prefeitura, não tem nada a ver com o caso e muito menos contribuiu para a quebra de braço, que alias não existe porque os funcionários que solicitaram desligamentos não colocaram nenhuma condição ao alcaide sobre a permanência ou exoneração da Secretária.

Desculpe-me, tenho muita estima pelo seu trabalho no blog, qual leio rotineiramente, mas mentir dessa forma não dá.

Emílio Gusmão disse...

Anônimo.

Eu não menti, apenas publiquei a informação da forma que me chegou.
A fonte demonstrou muita segurança, e trabalha em um local privilegiado, dentro do palácio.
Mesmo assim, é possível que tenha cometido equívocos.
Pela forma como escreveu este comentário, seria interessante a sua identificação.
Seria uma satisfação publicá-lo como uma postagem normal, pois este espaço é democrático e adora o contraditório.
Pena que tenha lhe faltado coragem para isso. Talvez sua função não permita questionar corajosamente um blogueiro. Se quiser poderei publicá-lo, portanto q se identifique, pelos menos para mim.
Asseguro a manutenção do sigilo.

Anônimo disse...

Prezado blogueiro, sinto informar que o senhor encontra-se totalmente equivocado, pois os funcionários citados, em momento algum, solicitaram ou questionaram a permanência da Secretária no governo. Até porque não faz parte do perfil da Diretora do Departamento, do Médico em questão e do Coordenador do Programa. Apenas houve uma incompatibilidade de idéias e de estilo de gestão, ou seja, a gestão defendida pelos funcionários em questão, esta pautada em princípios de respeito á hierarquia e a doutrina técnica que requer a boa administração do Programa.

Anônimo disse...

das respostas dadas no pimenta

O Prefeito Newton não pode perder dois grandes gestores da saúde ilheense. Pessoas que conhecem muito bem os aspectos saúde-sanitário da cidade. São pessoas extremamnetes competentes e formação ilibada. Termos agentes como Cássia e Júlio na gestão da saúde em Ilhéus, é tomar a saúde como bandeira de adminsitarção pública coerente. O prefeito não pode deixar de tê-los em nome da vaidade pessoal de uma. Ter Doutor Júlio no quadro de profissionais, é um sonho das centenas cidades brasileiras e mundiais. E Ilhéus deve se orgulhar muito bem. Prefeito repense suas ações.

Anônimo disse...

Chego a conclusão que trabalhar sério nesta cidade é o que menos importa.Durante 5 anos estas pessoas trabalharam pautados nos objetivos técnicos, porém não estavam mais aquentando pressão por parte do "todo poderoso" vereador e seus subordinados. Ta na hora de colocar os agentes para subir morro de mansinho...afinal quer ser prefeito...e voltar ao passado é sempre bom.!!!....Nós população, precisamos eliminar o mosquito, pois se depender só dos agentes, não vai dar...vão estar preocupados com outras prioridades...Agora quando os casos de dengue começarem a aumentar de novo.... o vereador da um jeito...!!!!!rsrsrsr

Anônimo disse...

Amigo Gusmão,Gostaria de contribuir, neste debate de apaixonados e defensores de ambos, as mudanças em qualquer gestão causa polemicas e feridas que demoram para cicatrizar.Observe a sra. Cássia é esposa de Liberinho amigo de Newton, ela é funcionária do estado com carga horaria 40 hs, imagine a alquimia que tinha de fazer para dar ás 30 hs na saúde municipal como coordenadora de uma pasta tão importante que requer tempo integral, não há amizade que aguenta. Já o Dr. Julio Gusmão na época do governo Jabista, recebeu total apoio de Paulo Meduar e fez parte junto com a Sra.Marleide daquela equipe e trabalhavam e se respeitavam, quando Vardé assumiu Marleide Funcionaria concursada foi perseguida, enquanto a Dr. Julio foi chamado para assumir um espaço na saúde acredito por solicitação de Cássia e Orlando, ele é um baita profissional claro mas não é o único. no giro que o mundo deu hoje Marleide é secretária amanhã poderá ser o assessor de gabinete de Newton. Sr. Bahia, homem da "inteira confiança" do nosso querido Mario alexandre, quem sabe o Bahia quando assumir o tão almejado cargo não os convide. já que ele é fá em colocar graxas aonde passa... já prejudicou vários é extremamente ambicioso. cuidado! MARÃO..