sábado, 29 de março de 2008

Escândalos da política sueca

Encontramos esse texto, escrito por Sandra Paulsen, uma itabunense que vive há oito anos em Estocolmo, na Suécia.
Fonte: Blog do Noblat.

Escândalos Suecos.

No rastro dos cartões corporativos, fico tentada a fazer o paralelo e contar um pouco sobre escândalos políticos na Suécia.

Desde que aqui cheguei , escutava falar de um tal "Affair Toblerone". Mas a falta de conhecimento do idioma, junto a tantas outras impressões e novidades a processar, me deixaram na ignorância durante anos. Principalmente porque não é fácil entender a política nem no país da gente, concordam?

Além disso, cheguei à Suécia com o preconceito de que, nos países nórdicos, tudo eram flores na política. Aqui não haveria corrupção, desvios de verbas, mau uso de recursos ou coisa parecida. É claro que, mais dia menos dia, a gente sai da ignorância e cai na real.

O famoso "Tobleroneaffär" trata, em menor escala, é claro, do mesmo problema que afeta nossa política atualmente: o uso de cartões corporativos na realização de despesas privadas. No caso sueco, a então ministra Mona Sahlin, hoje presidente do mais importante partido de oposição, teria utilizado o cartão do governo para, entre outras coisas, comprar roupas, fraldas, cigarros e um chocolate Toblerone. No rastro da revelação, novos problemas são descobertos: contas não-pagas no jardim infantil das crianças e multas por estacionamento proibido não pagas e protestadas.

Leia mais.

Um comentário:

Blog de um Brasileiro disse...

Amigo, bem colocado esse texto. Mas convém lembrar que o escândalo do toblerone, que envolveu a quase primeira ministra Mona Sahlin, foi de proporções infinitamente menores do que as que aqui ocorreram. Não se pode comparar a política sueca, onde existe transparência quase total, onde o povo pode chegar no parlamento, na prefeitura ou em qualquer repartição pública e pedir para ver toda a correspondencia do dia.
Foi justamente por essa transparencia que os suecos descobriram o delito da deputada, que SISTEMATICAMENTE foi afastada de suas funções.
O ERRO faz parte do ser humano, mas combater o erro com punições exemplares faz parte de uma sociedade evoluída.
Por aqui nos contentamos com os Fernandos Gomes da vida, com a mente engessada pela ignorância e imaturidade política. Ficamos com a dança do Creu.
Abraços
Blog de Um Brasileiro
PS: adorei seu blog e adicionarei nos meus favoritos