sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ecoeconomia: uma reflexão para o porto-sul

No último domingo Marília Gabriela entrevistou o ecoeconomista Hugo Penteado, em seu programa no canal GNT.

A entrevista atraiu minha atenção, pois tem tudo a ver com o assunto mais recorrente em todos os blogs, jornais e sites do eixo Ilhéus - Itabuna: a construção do porto-sul na estrada Ilhéus - Itacaré.

Hugo Penteado lembra questões óbvias que o homem sedento pelo progresso insiste em ignorar, "o ser humano é totalmente dependente da natureza", sendo assim, deve a todo custo buscar uma harmonização entre lucro e preservação ambiental.

No momento em que as discussões sobre o novo porto caminham para a ridicularização da causa ambientalista, através de afirmações toscas como "só os cretinos são contra", essa entrevista pode servir como um alerta para os "desenvolvimentistas", que por falta de conhecimento e sensibilidade, não reconhecem o desenvolvimento sustentável como rota única para garantir a sobrevivência da raça humana.

Vivemos um novo tempo, onde crescimento econômico e responsabilidade socioambental devem caminhar juntos.

Vale a pena assistir! Clique em play, aguarde um instante e veja.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.


2 comentários:

Luz Fernández disse...

Olá Emílio. Te achei fazendo uma busca sobre o programa da Marília. Meu, essa entrevista é tudo! Vou postar lá meu blog Carbono Zero tb. Excelente dica.
Sds ambientais.
Luz

Hugo Penteado disse...

Prezado Emílio Gusmão, obrigado pela referência. Estou à sua disposição caso precise de algo. E, finalmente, eu coloquei a entrevista no youtube, mas em 6 partes, mas você conseguiu gravar o vídeo inteiro no blog, via googlevideo, presumo. Vou tentar. Abraço Hugo
hugopenteado@uol.com.br