sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comunicação e diálogo

Por Eugênio Bucci, no Estadão de hoje.

Esse texto, encontrado no Blog do Luis Nassif, serve como fonte de reflexão para a nossa imprensa, incluindo também - é obvio - o Blog do Gusmão.
Companheiros radialistas, blogueiros e jornalistas, sugiro que leiam esse texto.

Ninguém é dono da razão final a priori. A razão não se impõe pela propaganda, pelo monólogo do proselitismo. Ela só adquire validade quando faz sentido natural para o conjunto dos interlocutores - e comunicar é justamente isto: tecer o sentido comum. Comunicar é buscar pontes de entendimento. É dialogar.

Os responsáveis pela mediação do debate público não podem mais ignorar o fato de que nada é mais danoso - e enganoso - do que pôr os meios de comunicação a serviço de ideários prontos e fechados. Esse tipo de prática - em meios públicos ou privados, tanto faz - não constrói confiança, não estimula a divergência e a participação crítica, não emancipa o cidadão. Nos dias atuais, de inovações tecnológicas e políticas que não cessam, nenhuma sociedade gera um espaço público saudável na base da obediência e da concordância. Foi-se o tempo em que comunicação era um alto-falante na pracinha da província. Foi-se o tempo em que a receita era adestrar as massas.

Leia mais.

Nenhum comentário: