segunda-feira, 30 de março de 2009

Construção do Porto-Sul na Ponta da Tulha vai gerar desastre ambiental


Esta figura analisa a vegetação e a ocupação do solo, referentes à área situada na Ponta da Tulha, considerada pelo governo do estado, como "ideal" para a construção do Porto-Sul e do novo aeroporto.

Clique na imagem (para ampliar) e observe com cuidado.

Caso a construção aconteça no local indicado, serão destruídas coberturas vegetais diversas, como: restinga herbácea, restinga arbustiva, plantio de cacau em forma de "cabruca" (sistema agroflorestal), pastagem e agricultura, manguezais, florestas em fase inicial de regeneração, florestas em fase avançada de regeneração.

O mapeamento faz parte do "Diagnóstico Final" elaborado pelo engenheiro ambiental JOEL M. BERBERT DE CARVALHO, que analisou cinco sítios com condições (preliminares) de receber o empreendimento: Ilhéus, Distrito Industrial, Aritaguá, Ponta da Tulha e uma área entre os municípios de Ilhéus e Una.

Tive o cuidado de procurar no site da Bahia Mineração, informações que refutassem as conclusões do estudo, mas, nada encontrei. A página da BML está repleta de boas intenções, fazendo lembrar planos de governo, apresentados por políticos em campanha eleitoral. A mineradora expõe conceitos superficiais sobre desenvolvimento sustentável, mas, não cita sequer um exemplo de atuação dentro da sustentabilidade.

Para baixar o "Diagnóstico final", clique aqui.

Para visitar a página da Bahia Mineração, clique aqui.

Nenhum comentário: