segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Desliga a TV e vai navegar!

Não tenho assistido TV, embora, nos últimos dias, o tenha feito o suficiente para desconfiar de que a Rede Globo vem implementando uma disfarçada campanha contra a internet. Assisti diversas ‘reportagens’ sobre os riscos do ‘mal uso’ da internet por parte de adolescentes. As reportagens eram nitidamente dirigidas aos pais. – Chamo de ‘campanha disfarçada’ porque, embora as reportagens apresentem um tom informativo e educativo para os pais de adolescentes, elas não informam sobre a internet – apenas exibem os possíveis males resultantes do acesso ‘não-fiscalizado’.

Mas trata-se de um assunto óbvio! Grandes grupos empresariais de mídia e também políticos vêem com receio a disseminação do acesso livre a internet – e parecem sempre dispostos a estrangular a rede, com o intuito de domá-la, tentando reduzi-la a mera extensão da programação da TV.

Uma vez mais os donos do negócio demonizam uma nova tecnologia que está (in)surgindo! Que a internet, como qualquer ambiente, pode trazer problemas – todos nós sabemos. Contudo, querem que pais de adolescentes confundam prazer, ou uma mera atividade cultural, com uma perigosa enfermidade. Uma coisa é o uso da internet, outra coisa é a dependência. Quem confunde uma coisa com outra é o verdadeiro doente.

Fica a pergunta: a Rede Globo e demais emissoras de TV se atreveriam a difamar assim outras atividades culturais praticadas com entusiasmo por adolescentes, tipo: ler um livro; ou passar horas PASSIVAMENTE DIANTE DA TELEVISÃO?

Desliga a TV e vai navegar!

Por Fabricio Kc

http://fabriciokc.wordpress.com

Nenhum comentário: