sábado, 14 de fevereiro de 2009

O porto-sul e a discussão com estereótipos

Trata-se de um equívoco estereotipar os segmentos que questionam a construção do porto-sul - nos moldes até agora divulgados - como contrários a Ilhéus.

Mesmo porque todo estereótipo, ao generalizar, torna-se superficial, e não dá conta da diversidade dos discursos e questionamentos.

Neste momento, percebo que prevalece nas mentes de muitos pensadores ilheenses, uma espécie de neo-positivismo (ordem e progresso, mesmo que tardios) que prega o desenvolvimento a todo custo. Essas "antenas" estão totalmente desconectadas da maior preocupação dos principais governantes da atualidade, dão a entender que nada sabem ou compreendem sobre o conceito sustentabilidade.

A única preocupação é gerar empregos, na perspectiva de uma suposta riqueza. "A mineração será a nossa salvação".

Essas pessoas não entendem que o homem é parte de um todo, é um componente dependente, elemento importante, mas, nunca isolado do meio ambiente.

O futuro do homem está relacionado com a necessidade de mediar seus interesses econômicos, com a preservação do "seu" meio ambiente. Abrir mão dessa mediação é colocar em jogo a sua sobrevivência.

Destruir mil hectares de mata-atlântica na Ponta da Tulha, local onde há uma Reserva da Biosfera da Humanidade, é um atentado contra a perspectiva de um futuro promissor, às futuras gerações que habitarão nossa região.

Os desastres naturais que assolam o mundo - é bom lembrar as enchentes de Santa Catarina - têm como origem processos desordenados de ocupação do solo, destruição de florestas (faunas e floras) e gestão irregular no uso das águas.

Não há motivos que justifiquem a devastação pré-anunciada para a "Tulha". Até agora, a única justificativa é atender a ambição por lucratividade da Bahia Mineração (BML).

Sugiro aos interessados que qualifiquem a discussão sobre o porto-sul. Abdiquem dos termos pejorativos (eco-chatos), dos estereótipos (contrários a nossa terra), pois Ilhéus e todos nós merecemos muito mais.

Nenhum comentário: