sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Assessoria de Newton Lima divulga pesquisa velha, realizada há 22 dias

Pesquisa realizada entre os dias 13 e 14 de agosto de 2008 (pesquisa velha).


Comentário do Blog.

A pesquisa merece confiança, mas, é velha.

Não deu tempo para avaliar a influência do horário eleitoral gratuito junto ao eleitorado.

A propaganda dos candidatos no rádio começou no dia 12 de agosto, a pesquisa aconteceu nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

Seria interessante que os assessores do prefeito divulgassem uma avaliação realizada há 10 dias.

Em Itabuna, semanalmente surge uma nova consulta, porque em Ilhéus tem que ser diferente?

Assim não vale, sejam coerentes.

Leia a conclusão da pesquisa (velha).

A administração municipal tem avaliação tendendo fortemente ao positivo. Da perspectiva da administração, mantendo-se o atual quadro, o prefeito reúne boas condições teóricas de se reeleger. Estima-se um potencial de votos do prefeito e/ou de seu candidato próximo a 60%. Obviamente, potencial não significa realização.

Contudo, o prefeito Newton continua de bem com o eleitorado e enquanto perdurar este estado de graça, não terá adversário competitivo. No entanto, como eleições implicam alto grau de emocionalidade e à medida em que a eleição se aproxima parecer diminuir a capacidade de raciocionar, há sempre o risco de mudança de quadro. Mesmo assim, trata-se de uma situação com expressivo grau de estabilidade, ou seja, pouco sujeita a mudanças. A rigor, há apenas um dado preocupante na perspectiva da estabilidade, que é, aqui, a questão central, sociologicamente falando: ainda é médio o percentual de voto fechado. É importante tentar situar quem são esses que não fecharam o voto, ou seja, em quem votariam hoje. Por fim, é razoável o percentual de indecisos.

Em condições de normalidade política, Newton Lima deverá ser eleito prefeito de Ilhéus. Ruy Carvalho é seu principal oponente. Contudo, está longe de ameaçar a candidatura Newton. O prefeito lidera em todos os quesitos e tem a menor taxa de rejeição.

Recomenda-se olhar com atenção os resultados por localidades e por outras variáveis. Os cruzamentos (tabelas em anexo) permitirão aprofundar os resultados.

Agenor Gasparetto, Sociólogo
www.socio-estatistica.com.br
Itabuna, 16 de agosto de 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que estranha é justamente isso. Newton divulga uma pesquisa em que tá na frente, porém antiga.

E Ruy?

Acho que a desistencia de Joabs, fica agora bem claro que definitivamente o PT Ilheense escolheu mal seu vice e agora vai pagar o preço perdendo uma eleiçaõ que era dada como certa a alguns meses atrás...

O jeito é agora é concentrar os esforços elegendo vereadores para mais uma vez ser oposição...

Marcelo de Lima