segunda-feira, 30 de junho de 2008

Editorial do Blog do Gusmão

Motivos que explicam a minha rejeição ao prefeito Newton Lima.

Ao longo da nossa história, diversos veículos de comunicação externaram suas opiniões, diante dos momentos mais intensos da vida política nacional.

Foi assim que o jornal "Tribuna da Impressa" do jornalista Carlos Lacerda, se notabilizou ao fazer oposição ferrenha ao presidente Getúlio Vargas, na década de 50, do século passado.

Da mesma forma, "A Última Hora" de Samuel Wainer, encapou lutas em defesa de Getúlio, na mesma época em que Lacerda o difamava de maneira contumaz.

O veículo de comunicação, desde que não seja uma concessão pública, pode expor sua opinião. Alguns entendem, que mesmo nessa condição também tem esse direito, o que discordo frontalmente.

O Blog do Gusmão é um site pessoal, onde exprimo minhas opiniões relacionadas a diversos assuntos, principalmente, sobre o cotidiano da política, pauta que me torna um profissional satisfeito e cidadão pleno.

Ninguém me paga para escrever, caso isto ocorresse, acreditem, não me faltaria coragem para admitir.

Os assessores de imprensa fazem isso de maneira digna e honesta, mas, não é o meu caso.

Não reconheço no homem público Newton Lima, condições morais e políticas que o qualifiquem para governar a minha amada Ilhéus por mais quatro anos.

Ele é um resquício do prefeito cassado, homem que tive a honra de ver deixar o palácio Paranaguá pela porta dos fundos.

Quando o ex-prefeito foi afastado, como repórter cinematográfico presenciei momentos em que um Newton Lima hesitante, fraquejava, evidenciando que não queria trair o homem que destruía nossa cidade, e que, por uma dádiva, o lançou na vida pública, um dia antes das eleições.

Newton foi omisso, viu Valderico cometer as mais absurdas atrocidades contra Ilhéus, e nunca teve a coragem de romper.

Inexpressivo politicamente, sempre fez sombra ao seu chefe, tendo admitido a mim, durante entrevista, fidelidade ao seu líder até o fim.

Agora, usufrui dos iludidos. Da mesma forma que o seu companheiro de chapa prometia milhares de empregos na eleição passada, Newton, sem qualquer esteio político, se diz candidato do governador Jaques Wagner. Em 2006, vale lembrar, pediu votos para Luciana Reis (filha do mandatário cassado) e Fábio Souto (filho do governador rejeitado pelos baianos).

Eu não me engano, Newton Lima politicamente, representa para mim, "a ascensão da insignificância", definição utilizada brilhantemente por Cornelius Castoriádis.

Lutarei bravamente para vê-lo fora da prefeitura. Farei isso com todo cuidado, respeitando ao máximo o homem e pai de família.

Sempre possibilitei aos meus visitantes condições totais para a discordância, mas, o momento atual, de acirramento dos ânimos devido à disputa política, me obriga a não permitir comentários de anônimos.

Aquele que quiser me ameaçar deverá se identificar.

A cassação do ex-prefeito não me pegou de surpresa. Fui testemunha ocular e registrei cenas de bastidores. Vi o poder bater na porta daquele que hoje, muitos insistem em elogiar, quando na verdade, deveriam atribuir-lhe parte da culpa.

Amo essa cidade. Lutarei para que ela não seja vitimada por mais uma ilusão.

Um comentário:

Emílio Gusmão disse...

Magno Lavigne escreveu:

Muito embora não concorde com suas palavras admiro sua coragem de dizer claramente que tem lado neste processo político, assim fica mais fácil lhe respeitar, diferente de outros que se escondem, ora atrás do anonimato, ora atrás de uma neutralidade falsa.



De dois em dois anos nos deparamos com o processo eleitoral e neste momento os ânimos se acirram, foi assim quando nos todos juntos derrotamos o Carlismo, e depois nós todos juntos recebemos, na base do governo grande parte do grupo que apoiava o ex governador Paulo Souto. Muitos inclusive vieram para os nossos partidos, no PT, por exemplo, existem varias pessoas que foram inclusive filiadas ao PFL, hoje DEM, o que não considero demérito nenhum. E isso não ocorreu somente aqui em Ilhéus, podemos dar o exemplo de Madre de Deus onde a prefeita era tida como a rainha do Carlismo na Região e hoje é petista, não se assustem o jogo e esse mesmo as pessoas mudam a conjuntura muda, a grande maioria das pessoas esta vinculada aos partidos muito mais por paixões do que por questões ideológicas.



Para os que estão digamos assim vinculados ao mundo da ideologia como você, é necessário passar por um processo de auto critica, ou seja, se mudei preciso dizer porque mudei de opinião, talvez seja esta a maior angustia dos petistas de Ilhéus neste momento. Percebo alguns companheiros tendo que engolir conceitos a respeito de lideranças as quais eles falavam a todo tempo, e que agora lhes são companheiros de palanque, lideranças as quais petistas graduados e em alguns casos sequer pronunciavam o nome, "aquele rapaz", colocado de forma pejorativa é uma das frases que ainda hoje ecoa em meus ouvidos.



Não posso, não quero julgar ninguém, pois numa democracia o tamanho do político quem dá é o povo, sempre foi de respeitar as lideranças de qualquer partido, desde que estejam vinculadas a lutas justas. Sei que estamos diante de uma eleição que será bastante difícil, pois independente de resultados finais, a montagem das principais chapas ainda será tema de conversas políticas e definições na próxima década.

Magno Lavigne

Presidente do PSB Ilhéus