quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Fábio Lago no Blog do Gusmão. Veja a entrevista.

No último sábado (24/11) o Blog do Gusmão teve o prazer de entrevistar Fábio Lago, ator ilheense que tem feito grandes trabalhos no cinema, teatro e na tv.
No momento Fábio goza de grande popularidade. No filme Tropa de Elite ele representou o traficante "Baiano", bandido que desafia o todo poderoso Bope.
Entrevista dividida em quatro partes. Imagens de Alain Marcelo.
1ªparte:
Fábio fala sobre sucesso e esquecimento, comenta sua trajetória que teve início no auditório do IME (instituto municipal de ensino - Ilhéus), espaço revelador de grandes talentos do teatro baiano.




2ª parte:
Fábio cita a importância do teatrólogo Pedro Matos e do Teatro Municipal de Ilhéus em sua formação artística. Narra o seu despertar para o teatro, de guia de poltronas até
o palco.



3ªparte:
Cobra o busto de Pedro Matos em frente ao Teatro Municipal (promessa não cumprida de Jabes Ribeiro). Lembra "dona Flor e seus dois maridos" espetáculo que lhe abriu as primeiras portas.
Fala sobre a situação da cidade no governo Valderico e a imagem de Ilhéus lá fora. Comenta a morte de seu irmão, o cantor Jorginho Lago.



4ªparte:
Fábio pergunta sobre o futuro de Ilhéus. Discorda que o filme Tropa de Elite defenda que "bandido deve ser tratado como bandido" (como afirmou o editor do jornal A Região), apresenta sua estimada mãe (Dona Darci), orientada a não assistir o filme, já que o personagem de seu filho não tem um final feliz.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Deputada bate em apresentador.

Um fato no mínimo inusitado. Deputada venezuelana Iris Varela invade estúdio de TV para surrar seu desafeto, o apresentador.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Exclusivo: Alisson Mendonça e Newton Cruz desistem da prévia.

O Blog do Gusmão acaba de receber a informação do diretório municipal do PT de Ilhéus.
Os pré-candidatos Alisson Mendonça e Newton Cruz desistiram de suas candidaturas em favor de Dr. Ruy.
Depois de muitas reuniões, os dois foram convencidos pelo presidente estadual do PT, Marcelino Gallo, e por integrantes do governo do estado, a exemplo do secretário de desenvolvimento social e combate a pobreza Valmir Assunção. A escolha do governador Wagner favorável a Dr. Ruy foi o fator de maior influência para que Alisson e Newton desistissem da disputa.

Confirmado: PT de Ilhéus fará prévia no próximo domingo.


A direção nacional do PT confirmou para o próximo domingo (dia 25 de novembro) a prévia que escolherá o candidato do partido para a prefeitura Ilhéus em 2008.
A notícia foi muito bem recebida pelos correligionários do pré-candidato Dr. Ruy Carvalho, considerado favorito para vencer a consulta aos filiados.
A prévia será realizada na CEPLAC das 09 às 17 horas.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Compreenda o fenômeno Hugo Chávez.


Não é prudente analisar o presidente venezuelano Hugo Chávez com base nos noticiários da tv brasileira.
Poucos lembram que Chávez sofreu um golpe de estado em abril de 2002. A quartelada foi fomentada pelo governo dos EUA e organizada por grande parte do empresariado do país.
Em menos de 72 horas, ele foi reconduzido ao poder graças a um levante popular que desafiou os militares, e os fez mudar de postura rapidamente.
Sua figura realmente lembra o estereótipo dos ditadores latinos (farda, quepe e prolixidade), mas, sob sua tutela, o estado venezuelano vem investindo pesado na melhoria de vida dos cidadãos. Grande parte dos dividendos arrecadados com a venda do petróleo são direcionados para o custeio de diversos programas sociais. Daí vem a sua enorme popularidade.
Chávez erra quando usa sua popularidade para se perpetuar no poder. Mesmo assim, isso não lhe confere a pecha de ditador, pois, por mais que os nossos articulistas de direita não queiram, a maioria do povo venezuelano o quer presidente.
As eleições e plebiscitos em que saiu vencedor foram analisados por observadores internacionais, e tidos como processos regulares e lícitos.
Para compreender melhor esse fenômeno, sugiro que veja o documentário "A revolução não será televisionada" de Kim Bartley e Donnacha O'Briain, cineastas irlandeses que coincidentemente estavam em Caracas quando Hugo Chavez sofreu o golpe.
Nele você entenderá os motivos que levaram o governo venezuelano a não renovar a concessão pública da RCTV (canal de televisão que participou ativamente do golpe em abril de 2002).
Dividido em dez partes. Aqui você vê a primeira, as outras você encontra no youtube, clique aqui.



quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Bala de Leite Kids.

O publicitário de hoje não usa campainha na entrada de sua residência. Ele prefere que batam palmas.
Isso tem um pouco de verdade, muitos publicitários são apenas vaidosos, e nada criativos.
Nesse caso não, o comercial da bala de leite Kids marcou época, imagem simples, mas, significativa, acompanhada de um jingle primoroso, composição de Renato Teixeira, autor de várias trilhas famosas.
Esse vídeo fez parte da minha infância. Por muitas vezes rodei o baleiro da mercearia de meu pai cantando essa musiquinha.
Coisas da infância.

Oh! Que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida, Que os anos não trazem mais!
Casimiro de Abreu (Meus oito anos).


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PT de Ilhéus fará prévia no dia 25 de novembro.


Ao contrário do noticiado por alguns veículos da nossa imprensa, o PT de Ilhéus apenas prorrogou sua prévia para o dia 25 de novembro (domingo). A decisão de fazer em 2007, a escolha do nome que concorrerá as eleições municipais de 2008, foi referendada por 2/3 dos dirigentes que fazem parte da executiva municipal, e está plenamente de acordo com o estatuto do partido.

A expectativa é de que a ampla maioria dos filiados oficialize a pré-candidatura do Dr. Ruy Carvalho, como a única com reais condições de ganhar o pleito de 2008.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O rei do elogio.

O rádio tem dessas coisas. Toda emissora tem aqueles "malas" que ligam quase todos os dias para mandar o famigerado "alô". Quando trabalhei na Rádio Cultura conheci muitos, principalmente no programa do meu Mestre Zé Tiro Seco.
De Quixeramobin (Ceará), surgiu essa grande figura, Carro Velho (o rei do elogio). Trata-se de um típico ouvinte de rádio, capaz de causar mil gargalhadas com as suas brilhantes participações, recheadas por seu vocabulário todo peculiar.
Muitos já conhecem. Para quem não viu, veja agora.
Caso não consiga ver o vídeo clique aqui.



terça-feira, 6 de novembro de 2007

Coitado do meu Timão.


O fenômeno tropa de elite tomou conta do Brasil. As principais tvs abertas disputam o direito de exibi-lo, cada proposta nova (muita grana) supera a anterior. Sobrou até pro Glorioso Alvi-Negro do Parque São Jorge, o meu amado Corinthians.
O pessoal do Pânico na TV usou imagens do filme para satirizar a crise do Timão.
Vale a pena ver esse vídeo, e, acreditem, meu time não será rebaixado.
Caso não consiga ver o vídeo clique aqui.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Quando o entrevistado fica irritado.

Às vezes acontece, perguntas incisivas podem gerar reações furiosas dos entrevistados. Nesse vídeo, você verá Orestes Quércia e o saudoso Leonel Brizola rodando a baiana no programa Roda Viva.
Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.


sábado, 3 de novembro de 2007

Não é a Polícia que manda.

Escrevo em resposta a ‘carta ao leitor’ sobre o filme Tropa de Elite, publicada por Marcel Leal no dia 27 de outubro, no site do Jornal A Região. Eu também assisti o filme (ótimo, por sinal), e um mínimo de sensatez me obriga a rascunhar algumas palavras.

O filme em si não é reacionário. Mas o ponto de vista do Capitão Nascimento é - além de reacionário - taxativo, limitado e violento. A proposta do filme, no entanto, é outra. Defende claramente a idéia de que o comportamento do homem resulta de circunstâncias (e não só do caráter), inclusive o do próprio capitão da tropa, que, dominado pelo stress da ‘guerra’, sucumbe à violência abusiva nas favelas e ao autoritarismo berrado dentro de casa.

Marcel Leal, contudo, defende que “a maioria (dos bandidos), quase todos, não tem jeito. Nasceu para isso”, concluindo que são criminosos irrecuperáveis. É preocupante que o Estado decida que matar pessoas é uma boa forma de punir o crime. Mas é trágico que alguém aceite e, pior, defenda que a polícia deve fazê-lo, independente do Estado, que é regido por leis. Dizer que uma pessoa nasceu pra ser bandido é recorrer a técnicas e idéias retrógradas e ultrapassadas de perfis sociológicos e psicológicos do criminoso, o que justificaria medidas extremas, caminhando, quem sabe, para a vigilância do ‘potencial’ criminoso antes mesmo dele cometer o crime – porque, pressupondo que nasceu para o crime, pressupõe-se que irá cometê-lo.
E tal pensamento surge numa dita ‘democracia’ avançada como a nossa - como seria sob as asas de uma ditadura a aplicação dessas idéias em nome da segurança pública? Pé na porta e tapa na cara!

Marcel Leal pergunta ainda: “Por que o cara que matou, roubou, estuprou, vendeu drogas para nossos filhos deve ter vida boa?” – Um cara que mata, rouba e estupra, óbvio, tem que ser punido. Mas não para saciar a ânsia de ‘vingança social’, e sim para mostrar que existe lei em um país, para vivermos minimamente em paz. A criminalidade está relacionada, (também, mas não somente) às adversas condições sociais do país, mas também a impunidade, esta que, aliás, estimula a corrupção que faz crescer as desigualdades sociais num desumano círculo vicioso. Mas, enfim, porque o BOPE só mata na favela, sob os aplausos de Marcel Leal e Luciano Huck? E até parece que os tais caras, que roubam, matam e estupram têm vida boa aonde quer que seja...

Mas fica outra pergunta no ar: se esses caras vendem drogas para nossos filhos, por que nossos filhos compram drogas desses caras? É trágico também não saber o que se passa de verdade em seu país, em sua cidade, ou mesmo em sua família. Sem conhecer a verdade, sem observar com cuidado e clareza, livre de preconceitos e de soluções simplistas, é impossível resolver o problema. Estaríamos condenados a repetir os mesmos erros históricos de sempre.

Por fim, é claro que todos nós queremos acabar com o crime, e essa vontade é inerente ao ofício da polícia, inclusive buscando impedir a possibilidade mesma do crime. Mas por isso mesmo não é o papel da polícia fazer as leis – teríamos uma vida muito pouco interessante se assim fosse... Aplaudir e ter como solução a ação violenta e assassina da polícia contra os ‘bandidos irrecuperáveis’ é apostar na repressão como forma de organização social, e já é visível que as até aqui ineficazes políticas públicas de segurança só fazem crescer a necessidade de investimento em estrutura policial e construção de presídios. Assim chegamos a uma estrutura de segurança pública hipertrofiada, com elite e elites da elite das tropas, cujos policiais já não consideram o risco do cidadão, mas apenas o do bandido; e os dirigentes responsáveis só consideram os seus próprios riscos políticos.

Em tempo, eu, leitor do A Região, vi uma nota de Marcel Leal criticando ofensivamente os alunos do curso de Comunicação Social da UESC, porque estes lhe enviaram um convite para a abertura da Semana de Comunicação, só que esqueceram de indicar o dia do evento, que foi acrescentado a mão, de caneta. E se isso fosse crime? Mas não é. Marcel Leal não cogitou, talvez, que o convite era apenas uma metáfora emblemática: a ‘falha’ pode ter sido uma forma sutil de dizer algo.

Fabrício Ramos

Formado em Comunicação pela UESC, e coordenador do portal Cultura e Pensamento (Ministério da Cultura).