sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Voltarei no dia 10
Desejo aos meus visitantes e irmãos de blogosfera um ano novo de PAZ e SAÚDE.
Um carinhoso e fraterno abraço.
Emílio Gusmão.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Dejair Birschner anuncia secretariado repleto de familiares

A estrutura administrativa de Una possui oito secretarias, os parentes de Dejair ocuparão três pastas, e também, a chefia de gabinete.
"Álbum" de família:
Tiago Birschner (filho) - chefe de gabinete.
Valdecir Birschner (irmão) - secretário de transportes.
Gleyciane Birschner (filha) - secretária de saúde.
Valdir Nascimento Hora (genro) - secretário de finanças.
Que maravilha!
Tapa na cara ao vivo
Muito engraçado!
Eduardo Anunciação: ascensão e queda de Fernando Gomes
Parabéns!
Fim da era Fernando Gomes
Fernando Gomes. Faltam poucos dias para encerrar, terminar, acabar um dos mais entristecedores, tristes períodos da História de Itabuna: este quarto mandato, quatro anos do prefeito Fernando Gomes. Foram quatro anos marcados pelo esquecimento dos bairros, saúde pública sucateada, suspeitas de aplicação dos dinheiros, dos recursos dos contribuintes, além de uma quantidade colossal de irresponsabilidade, de mazelas.
Fernando Gomes é a inconseqüência. Com grosserias, com delicadezas, chegou aonde jamais esperava chegar. Fernando Gomes surpreendeu o próprio Fernando Gomes de muitas vitórias. Agora, chegou definitivamente ao fundo do poço.
Fernando Gomes, neste quarto mandato, nestes quatro anos, encaminhou a população, a cidade de Itabuna na direção da decadência financeira, decadência administrativa, decadência moral. Prefeito descompromissado com as aspirações da comunidade-sociedade, descompromissado com a história, mas extremamente comprometido com a ganância desmedida, com a ambição desmedida em busca de polpudas compensações, vantagens.
Fernando Gomes, certamente depois do assassinato do jornalista Manuel Leal, fundador-diretor do semanário A Região, transformou-se em personalidade, homem angustiado. Neste quarto desgoverno ficou desprestigiado, impopular, amargo, como perdeu a autenticidade e multiplicou a superficialidade, multiplicou a falsidade.
Fernando Gomes no primeiro mandato, no segundo mandato era executivo-prefeito previdente, possuía mais cuidados, tinha mais atenções. No terceiro mandato começou perdendo o seu lado humano, e neste quarto mandato perdeu todo lado humano. Mas o senhor Fernando Gomes ainda se considera poderoso, se considera infinito, imortal.
Fernando Gomes, por motivos e razões já conhecidas, é uma personalidade de espírito, de alma amargurada. Escravizou os contribuintes, promoveu coisas, atos indevidos. Eleitoralmente, politicamente Fernando Gomes desabou, se destruiu. Então, como combater, criticar um político destruído, um político desabado, gasoso?
Fernando Gomes merece cumprimentos, aplausos quando conseguiu derrotar lideranças estruturadas. De memória: Mário Cezar Anunciação, José Albuquerque Amorim, José Soares Pinheiro, Antônio Menezes em recuadas décadas, recuados anos. Fernando Gomes era autêntico, era coerente, era um vaqueiro sem irritações.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
PEC dos vereadores: advogado-geral do Senado entrega mandado de segurança no STF
Da Agência Senado.
O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, protocola neste momento, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), mandado de segurança contra a recusa da Mesa da Câmara dos Deputados de promulgar a emenda constitucional decorrente da proposta de emenda à Constituição (PEC 20/08) que cria mais de sete mil vagas de vereadores.
Clique aqui para acessar a íntegra do mandado de segurança.quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Senado vai recorrer ao STF para obrigar Câmara a assinar PEC dos vereadores
Câmara dos deputados não vai assinar promulgação da PEC dos Vereadores
Senado aprova em dois turnos a PEC dos vereadores
Durante a sessão deliberativa, alguns senadores questionaram a aplicabilidade imediata, argumentando que só o poder judiciário pode fazer que uma lei tenha efeito sobre o passado, portanto, a emenda só passaria a valer nas eleições de 2012. Muitos senadores discordaram desta interpretação, pois entendem que uma emenda constitucional tem valor imediato, desde que seja promulgada.
O imbróglio será resolvido pela justiça nos próximos dias.
Mais detalhes, clique aqui.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Medo na câmara, "mão de paca" pode voltar

O medo é tão grande, que tem gente pedindo a Deus para a PEC não passar, situação que dificilmente acontecerá.
domingo, 14 de dezembro de 2008
PSDC "enquadra" Bel do Vilela 2

Em nenhum momento algum membro da executiva municipal e estadual ameaçou o vereador Bel e muito menos conversamos sobre cargos em seus mandatos. Quero deixar claro que o Partido Social Democrata Cristão, tem como base a família, é por isso que o PSDC hoje é uma grande família.
Esperamos que este e-mail venha sanar qualquer dúvida deste blogueiro.
Grande Abraço !
Jamesson Araújo
Secretario Geral do PSDC – Ilhéus
Presidente da Juventude Estadual do PSDC- Bahia
PSDC "enquadra" Bel do Vilela

" Se você não andar certo perderá o mandato. Não pise na bola com a gente".
Com a fidelidade partidária, os novos vereadores serão obrigados a conviver com a sanha por cargos dos "homens" dos partidos. É o lado negativo da nova regra.
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba
Vale a pena assistir.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Nazal nega quebra de sigilo bancário do prefeito Newton Lima

Operação vassoura de bruxa investiga administrações municipais entre os anos de 2002 a 2008

Segundo a nota divulgada no site da polícia federal, 116 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A justiça autorizou a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos.
Mais detalhes, clique aqui.
Investigação da PF avalia a idoneidade do governo Newton Lima
A PF prometeu divulgar nas próximas horas, um balanço de toda a operação.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Câmaras de Ilhéus e Itabuna poderão ter 21 vereadores em 2009
A matéria agora será votada em dois turnos no plenário do Senado.
Fonte: Agência Brasil.
BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 10, o proposta de emenda à Constituição (PEC), que aumenta em 6 mil o número de vereadores no País. A proposta fixa critérios para vereadores de acordo com a população do município e estabelece novos limites de gastos com as câmaras municipais e aumenta de 51 mil para 57 mil o número de vereadores, em todo o País.
A proposta altera determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez com que 2,4 mil municípios tivessem sua câmaras municipais reduzidas, já que a determinação da Justiça criou 36 faixas de limite de vereadores e fez com que municípios com até 47 mil habitantes ficassem com o número mínimo de vereadores: nove. Isso fez com que o número de vereadores passasse de 58 mil para 51 mil.
Leia mais.Para ler a PEC, clique aqui.
Arca de Noé

Todos os partidos - com representantes na câmara de vereadores - querem participar da próxima administração, inclusive o PT, sigla que durante a campanha fez duras críticas ao atual gestor.
O entrave para a composição de uma equipe ampla - com gregos e troianos - é a reforma administrativa enviada ao legislativo.
Caso o governo decida mudar suas intenções, facilitando a continuidade de todas as secretarias, hoje existentes, terá todas as condições para formar um governo sem oposição, uma verdadeira "Arca de Noé".
domingo, 7 de dezembro de 2008
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Lições de Santa Catarina: de Brasília a Poznan
Fonte: Nosso Futuro Comum.
Texto de Roberto Smeraldi.
ESTÃO (parcialmente) errados os observadores que atribuem o recente desastre de Santa Catarina apenas ao desmatamento na Amazônia. É verdade que esse é um forte determinante -tanto por meio de mudanças climáticas regionais quanto globais- dos fenômenos climáticos extremos, assim como tudo indica que aquilo que aconteceu nos últimos dias faça parte dessa categoria.
A ciência já identificou -apesar de não explicar completamente- a complexa relação que vincula as alterações na troca de umidade entre a floresta e a atmosfera na região amazônica tanto com o regime pluvial na bacia do Prata quanto com a convecção do vapor que afeta a temperatura da camada superficial dos oceanos, importante fator na geração de furacões e outros eventos catastróficos.
Mas a natureza extrema do fenômeno climático que afetou Santa Catarina não é suficiente para explicar a dimensão dos impactos. Há também a vulnerabilidade sem precedentes do nosso território diante de um clima exacerbado.
Leia mais.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Predador e predadora
Este curta discute o papel do homem e o da mulher, quando assumem a dianteira da sedução.
Sobre a secretaria de agricultura

terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Nada a declarar
Traz uma reflexão sobre a ascensão da idiotice e do idiota, além de outros temas.
Para alguns representa escárnio, para outros serenidade.
Vale a pena assistir.
Inaugurado Centro de Educação Ambiental Joaquim Blanes
O Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB inaugurou no dia 28 de novembro o Centro de Educação Ambiental Joaquim Blanes. O empreendimento foi construído em parceria com a empresa baiana de energia COELBA, do Grupo Neoenergia, e dará suporte a projetos de educação ambiental e na realização de capacitações, atendendo o município de Una e Região.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Reforma administrativa desagrada partidários e aliados de Newton Lima
A iniciativa do executivo municipal prevê uma redução drástica no número de cargos de confiança, o que coloca em cheque, a pretensão de muitos, de lotar a máquina pública com as famigeradas indicações de apaniguados.
O vereador Alcides Kruchevski, em círculos quase recônditos, não consegue esconder a frustração, pois será o mais prejudicado caso o corte de funções saia do papel. Fontes palacianas informaram a este blogueiro, que aproximadamente quarenta cargos são ocupados por pessoas ligadas ao parlamentar socialista.
O Blog do Gusmão, espaço virtual que sempre adotou uma postura crítica ao prefeito Newton Lima, desta vez, lhe congratula pela ousadia da proposta. Mudar a cultura da política ilheense é mais do que necessário, principalmente, em relação à grande parte da suposta classe média da nossa cidade, que por estar falida, vê na ocupação de um cargo na prefeitura, a saída para as agruras do dia-a-dia.
Solange, a ingrata

Gravou vídeos, propaganda de rádio, segurou bandeirinha e desfilou no "magamóvel" durante uma caminhada. O olho grande do seu empresário manipula e estimula a gaguinha, nos atos de ingratidão, contra as pessoas que lhe ajudavam, quando ela não aparecia na TV.
Vale lembrar que este blogueiro gravou o depoimento, e postou no youtube.
O motivo dessa mudança de postura, não está em Solange, pessoa muito simples que tem dificuldades para compreender certas situações, surgiu do seu empresário, o sr. Fernando Fé.
Expliquei que o material estava disponível no youtube, a todos, só que em baixa resolução. Caso ele desejasse maior definição de imagem, eu poderia fornecer, mas, teria custos.
É daí que surge a insatisfação de Solange, aliás, do seu empresário.
Na reta final da campanha, Fábio Magal encomendou mil cópias em DVD, do depoimento de Solange apoiando sua candidatura. Os discos foram distribuídos gratuitamente em vários bairros de Ilhéus, contendo apenas um clipe de fotos do candidato, e o apoio da gaga, portanto, tratava-se de um material promocional, onde o número de Magal era constantemente lembrado. Sendo assim, não haveria a mínima condição de ser comercializado. Vale ressaltar, que só um maluco, ousaria produzir um DVD e vendê-lo no varejo. Nos dias de hoje, a pirataria inviabiliza completamente qualquer intenção de lucratividade no ramo.
Infelizmente, a ambição do seu representante, me impede de continuar ajudando a gaga de Ilhéus.
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Jamil explica encontro com Newton
"Não fizemos uma visita, fomos chamados."
Jamil Ocké afirmou que os "pepistas" não foram pedir nada, apenas conversaram.
Comentário do Blog.
Quase parando
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
PP procura Newton 2
Como dizia minha vó: tem cada uma!
IML diz que índio assassinado teve morte natural
Um escândalo que a grande mídia ignorou.
Deu no Vi o mundo.
O corpo de Aldo foi levado para o IML de Boa Vista, que divulgou um laudo dizendo que Aldo tinha morrido de morte natural. O corpo teve que ser transferido para Brasília para que um novo laudo constatasse a verdade: Aldo foi assassinado a tiros.
Essa história surreal é um exemplo da impunidade no Brasil. A mídia corporativa brasileira foi atrás? Lógico que não, né. Índio não compra jornal, nem coloca anúncio em emissora de rádio. Índio não é consumidor, nem financia campanha eleitoral.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A volta de Negro Damião
Ele nos enviou um e-mail:
Turma dos blogs
estou de volta e peço a ajuda de vocês.
Divulguem o meu retorno.
Negro Damião.
Para acessar o nego maluco clique aqui.
Alguns radialistas e os blogs 2

O radiojornalista não trabalha com fontes próprias.
Só usa fonte de informação para processar suas notícias.
Ignora a distinção entre a fonte primária e a secundária.
Valoriza mais o jornalismo de redação do que o jornalismo de rua.
Valoriza mais o imediatismo do que a confirmação da notícia.
O jornalismo de rua é feito em coletivas de imprensa.
Comentário do Blog.
"O jornalista tem o dever de repudiar o plágio, citando a fonte de qualquer reprodução".
Alguns âncoras e noticiaristas de rádio desconsideram, ou talvez, não conheçam esse dever essencial, presente na declaração dos deveres e direitos dos jornalistas.
Encerro aqui o assunto. As fontes para a composição do texto foram citadas. Os incoerentes não.
Acorda Meu Povo completa 1 ano
Para ler, clique aqui.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
PP procura Newton
Com os olhos bem maiores do que as barrigas, os "pepistas" ouviram de Newton um pedido de espera:
" Vamos aguardar a reforma administrativa".
Marisqueiros e pescadores não querem Jabes Ribeiro na Bahia Pesca

Campeonato Baiano 2009: Colo-Colo fará estréia no dia 18 de janeiro

Veja a tabela.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Alguns radialistas e os blogs

Desse jeito é fácil labutar na "latinha", basta abrir o microfone e acessar os blogs.
O site Pimenta na Muqueca é a maior vítima desta incoerência. Tem gente que só sabe trabalhar irradiando a apimentada "muqueca". Que coisa feia!
Façam como Vila Nova, transformem o conteúdo da blogosfera em uma atração à parte. Sejam profissionais.
Pretendemos gravar os abusos e postar aqui.
Newton e Magno em rota de colisão
Informações palacianas dão conta de que o "visconde das pombinhas" está cobrando empenho do gestor municipal, na eleição para a presidência da câmara.
O problema está na "alergia" que os vereadores causam no prefeito. Não passa pela cabeça do "Homem" ter que negociar com os edis gulosos, além do mais, acha que não é necessário ter um aliado no comando do legislativo, pois sua administração nunca foi ameaçada pelo atual presidente, o oposicionista Alisson Mendonça do PT.
Fica aqui uma dúvida: essa atitude representa a visão republicana, que prefere uma relação independente com os demais poderes, ou é simplesmente um "calundu"?
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Segunda estarei de volta
"Aranha vive do que tece".
Na próxima segunda-feira voltarei a escrever.
A cabeça está repleta de novas idéias.
Um abraço a todos!
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Sobre a entrevista de Carlinhos Freitas
Pelo excelente trabalho que vem fazendo, não há motivos para andar tão nervoso.
Calma Carlinhos!
Interessante também foi ouvir o apresentador Jarles Soares (ex-valderiquista roxo) ensaiando elogios ao prefeito Newton Lima.
Nos últimos dias de Val, Jarles chamava Newton de traidor. Costumava zombar do vice, por não estar recebendo os salários, bloqueados pela turma do governo passado.
O mundo dá muitas voltas!
Bel sumiu
Volta logo Bel!
Centenas de curriculuns estão à sua espera.
Elas fazem o que querem
A quem pertence a Viametro?
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Timão e Hamilton, tudo a ver!
" Nunca me diverti tanto na vida!"
Agora, percebo que o lugar-comum "Deus escreve certo por linhas tortas" tem muito a ver com o que ocorreu ontem, pelo menos para mim.
Amigos visitantes, pode parecer besteira, mas, não é. Nunca devemos achar graça, do infortúnio alheio. O troco sempre vem, amargo e marcante.
Já que falei em Deus:
Deus salve a Rainha! Viva Lewis Hamilton!
Ps: Só pra lembrar, Ayrton Senna era CORINTIANO.
Convocação
Atenção Presidentes e associados das associações de moradores e agricultores filiadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento de Comunidades rurais de Ilhéus, o Presidente do CONDECORI, convida a todos para participares da região ordinária a realizar-se no dia 04.11.2008, ás 09:00 horas, no Auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, tendo como pauta:
1- Apresentação do projeto da agroindústria de derivado da mandioca, mais síntese da comissão formada por membros do CONDECORI; COOFASULBA E EBDA, a respeito da visita em Vitoria da Conquista, em uma fábrica semelhante a que será implantada em nosso município);
2- Apresentação dos técnicos da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), para regularização fundiária em nosso município ( medição de terra);
3- Escolha das comissões que irão participares da FENANGRO/SALVADOR; VISITA TÉCNICA EM JETIBÁ/ ESPIRITO SANTO(horticultura) e Cuiabá /Mato Grosso(empreendedorismo );
4- Escolha da comissão para organização da festa de confraternização do ano de 2008.
Gildeon Farias – DERO
sábado, 1 de novembro de 2008
5000 visitantes únicos

O Blog do Gusmão está todo contente.
Os dados foram colhidos através do Google Analytics.
Agradecemos a todos os visitantes e irmãos de blogosfera que prestigiam o nosso trabalho.
Um forte abraço.
Emílio Gusmão
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Sobre o vazamento de óleo no litoral sul da Bahia
Clique aqui.
Vereadores do PT não apóiam reeleição de Alisson

Segundo os petistas:
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
"OQuadro" representa região no prêmio Hutuz
Leia mais.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
O vereador novato
Pessoas que deram um dinheirinho, parentes próximos, amigos, correligionários de última hora, escudeiros fiéis, ex-namoradas, esposas e amantes esperam ansiosamente por uma "boquinha", pois, "deram sangue" para que o candidato fosse eleito.
Haja vagas para acomodar tanta gente!
O problema aparece quando o "marinheiro de primeira viagem" percebe que "o bolo não vai dar pra todo mundo", e ainda por cima, o prefeito eleito não quer conversar com ninguém, não é muito entendido de política, tem pavio curto e o costume de mandar qualquer um ir para a "PQP" com muita facilidade.
Frases conhecidas como: "fulano me traiu" e "na próxima ele vai ser ver comigo" começam a andar em muitas bocas, na base do vereador novato. Surgem os insatisfeitos.
Pressionado, o novo edil cede à corrupção. "A bola por trás" representa a saída para manter o "trabalho", ou seja, o assistencialismo.
Poucos não aderem à desonestidade, e acabam na desilusão, após perderem a reeleição, mas a maioria acaba entrando no esquema.
Por tudo isso, as esperanças se transformam em gafanhotos, e a sociedade continua a mesma, repleta de "almas mortas".
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Cadê a coletiva?
Bem que o pessoal da prefeitura poderia convocar a imprensa para uma entrevista coletiva.
O mundo vai passar por maus bocados devido à crise econômica, sendo assim, como a futura administração vai encarar esse problema?
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
O G-6 já era
O principiante Tarcísio do Salobrinho abandonou o barco.
O voto dele já está comprometido com a candidatura de Jailson Nascimento, seu companheiro de partido (PMN).
O "homem do malhado" está convencendo os futuros colegas com facilidade.
Dizem, que o grande poder de convencimento vem dos lindos olhos de Jailson.
$erá?
domingo, 26 de outubro de 2008
Vamos refletir: Gabeira perdeu?

Sua campanha em nenhum momento sujou a cidade.
Não utilizou a tradicional figura do marqueteiro.
Não fez promessas, apresentou conceitos.
Obteve a desvantagem de menos de 2% em relação ao seu oponente.
Por tudo isso, não ganhou a eleição para prefeito do Rio de Janeiro.
Gabeira quebrou paradigmas e fez campanha dando exemplos

Rio-Gabeira, um candidato na contramão
Leia mais.
O Blog do Gusmão torce por Gabeira
Relembrando: Gabeira nocauteia Severino.
sábado, 25 de outubro de 2008
Uma dúvida sobre o blog Agravo
Esta é a minha dúvida.
Ps:
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Lula já baixou músicas pela internet
Veja o vídeo.
O comprador de votos honesto
Acontece que na mesma localidade, outra pessoa, ligada a outro vereador (também reeleito), já exercia a mesma atividade, sendo assim, depois da votação sobrou R$ 900,00.
- Chefe, sobrou dinheiro. Vim aqui te entregar, pois não gosto de ficar com o que é dos outros.
Surpreso, o dono da grana respondeu:
- Você é um cara retado mesmo. É por isso que eu gosto de você!
Dívidas de campanha
Quem vai pagar a conta é o cidadão ilheense.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Magno Lavigne em baixa

Guilhotina sem lâmina
O alto funcionário do governo informou que o prefeito não tem interesse na AMURC. Sobre mudanças no secretariado disse:
"O homem já conversou com a gente. Não vai ter isso não. Nós vamos ficar."
Depois de publicada esta postagem, a fonte ligou para corrigir a informação, afirmando que o Blog do Gusmão ouviu errado. A frase dita foi:
"O homem ainda não conversou com a gente. Não dá pra saber se vai ter isso. Não há fritura de secretários".
Este blogueiro está em dúvida. Cometi um erro, ou a política é dinâmica?
Como vai o nosso Rabat?
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Pai Cidão e o irmão do homem
Os ansiosos
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Blog novo na área
"Noticias de todos os esportes", vale a pena colocar na lista de favoritos.
Clique aqui.
Carlinhos Freitas e as faixas
Essas, o "xerifão" não tem coragem de mandar recolher.
Muito dinheiro
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Informações sobre o nosso Roberto Rabat
Rabat está internado no hospital Calixto Midlej.
Pai Cidão e a fome por cargos
Sua empreitada já começou. Neste momento, ele está em Gramado (Rio Grande do Sul), junto com o prefeito Newton Lima.
Vamos aguardar a evolução desse vaneirão.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Homenagem aos meus queridos professores
Tia Astrê (Colégio Nossa Senhora da Vitória).
Nasci em São Paulo e cheguei em Ilhéus aos sete anos. Na minha primeira escola, em Sampa, as crianças aprendiam a ler no início do primário, aqui, todas aprendiam no pré.
Tia Astrê constatou essa deficiência, não me fez voltar ao pré, e me deu atenção particular.
Graças a ela aprendi a ler e não atrasei meus estudos.
Muito obrigado Tia Astrê!
Sei que ela está trabalhando na escola Barão, no Pontal, por esses dias lhe farei uma visita.
Dona Dolores (Escola Castro Alves).
Maria Dolores Vieira Castro, impossível esquecer este nome. Educadora formidável e muito severa. Me fez perceber que o reconhecimento da autoridade se dá através do respeito, e não da imposição.
A frase "não te faças de tolo" geralmente ouvida nos castigos, sentado em uma das cadeiras da secretaria da escola, marcou minha infância. Encarar Dona Dolores não era fácil.
Dona Adélia (Colégio Nossa Senhora da Vitória).
Me ensinou a olhar nos olhos das pessoas.
Outra frase marcante:
"Você está tão errado e sem razão, que não tem coragem sequer de me olhar nos olhos". Reconheço que fui um aluno "danado". Dona Adélia me ensinou a assumir os erros.
Carlos Eugênio Baptista (UESC-curso de comunicação social).
Intelectual primoroso. Através dele compreendi as linguagens da comunicação audiovisual.
Sempre gostei de digressões. Fugir do assunto principal das aulas, para mim, quase sempre era bem melhor do que o tema em questão.
Ele na maioria das vezes aceitava, propiciando discussões riquíssimas. Depois de um tempo, encerrava com a tradicional: "não nos percamos".
Otávio Filho (UESC-curso de comunicação social).
Cursei quatro semestres do curso de História na UESC, por isso, afirmo que o pretenso historiador, quando mal encaminhado, tende a interpretar o mundo sob as amarras do materialismo-histórico. Daí surgem limitações.
Otávio Filho me indicou referências literárias importantes. Merleau-Ponty, Pierre Lévy, Manuel Castells, Cornelius Castoriáds e outros. Esses autores me possibilitaram ver as "coisas" por diversos ângulos. Sem desrespeitar Karl Marx, mas, não só por ele.
Augusto Fagundes Marcus de Oliveira.
Brilhante! Esse "Gugu" é mais do que mestre, para mim é um gênio. Foi meu professor no ginásio do Colégio Vitória e na UESC. Por várias vezes, fundiu minha cabeça nas aulas de antropologia cultural.
Suas aulas me libertaram dos estereótipos. A partir dele, passei a entender o que é cultura, e nunca mais fui o mesmo.
Me defendeu numa época em que muitos me caçavam, nas agitações do movimento estundatil.
Gugu é meu mestre, guru e irmão.
Precisamos conversar Augusto. Vamos marcar. Um forte abraço!
Reverencio todos os meus professores, lembrando aqueles, que de maneira positiva, marcaram a minha vida.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
A vitória de Newton, a derrota do PT e outros comentários
E Wagner?
Classifico como louvável a postura do ex-prefeito Jabes Ribeiro, não ajudou e não atrapalhou. A derrota de John Ribeiro na eleição para vereador, merece uma avaliação profunda. Carlinhos Pereira sabe o caminho.
E por falar em Pai Xanda, informamos que foi demitido. Suas previsões fracassaram. Lamentamos profundamente que muitos candidatos tenham perdido o juízo, devido às adivinhações do nosso ex-mago dos búzios.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Ex-funcionários acusam FTC de calote

“A instituição demite sem dar satisfação, e não honra os compromissos com os trabalhadores".
Segundo o grupo, dar aula na FTC é um suplício, pois, alunos inconformados com notas baixas, conseguem revertê-las na diretoria, diminuindo a autoridade dos professores, e, colocando em risco a qualidade do ensino. Os educadores afirmam que tal prática é corriqueira, e que hoje, o corpo docente está repleto de ex-alunos, recém formados.
Este Blog entrou em contato com o diretor da unidade de Itabuna, Cristiano Lobo, hoje à tarde.
A direção contesta as denúncias, afirma que a instituição emprega 3.500 pessoas, e que problemas dessa ordem podem acontecer.
Em relação à mudança de notas, o responsável informa que o procedimento de revisão de provas é normal em qualquer faculdade. " A autoridade do professor e os direitos dos alunos recebem o mesmo tratamento".
O Blog do Gusmão constatou que o diretor assumiu a função recentemente. Perguntamos se a antiga direção agia da mesma forma, o professor Cristiano respondeu que não pode falar por administrações passadas.