segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Mensagem de agradecimento.

Valeu a pena começar esse projeto. Fomos testemunhas de um momento importante da história de Ilhéus, o povo decidiu tomar as rédeas e iniciar um processo de redenção da nossa cidade. Fizemos entrevistas que foram bem elogiadas e percebemos que alguns políticos gostam de usar a imprensa e torná-la subserviente. Não aceitamos esse papel e resistimos às tentações do poder. Lamentamos o mau humor e a ingratidão do presidente da câmara Alisson Mendonça devido ao vídeo “a nossa câmara tem a nossa cara?”. Vale lembrar que as imagens da crise entre vereadores e Valderico foram vistas por ilheenses espalhados por todo o mundo, que procuraram em nosso blog meios para matar a saudade, e, sobretudo, vê-la em seu esplendor e beleza.

2008 será um ano de grandes desafios. Cobriremos com entusiasmo as eleições municipais, faremos novas entrevistas e estaremos atentos aos problemas de Ilhéus. Temos a intenção de cobrir Itabuna, mas ainda não sabemos se será possível, pois o custo de nossa produção é alto e não temos patrocinadores.

A equipe do Blog do Gusmão agradece os vários elogios recebidos, as sugestões, críticas e divergências. Seguiremos firmes nesse propósito e esperamos que você, admirador do nosso trabalho continue acessando nosso conteúdo e interagindo, pois essa relação é fundamental para a nossa existência como veículo alternativo de imprensa.

Muito obrigado e feliz 2008.

Equipe Blog do Gusmão

Alain Marcelo, Emílio Gusmão, Gustavo Oliveira e Juliana Rocha.

Veja a retrospectiva que fizemos de 2007.

11 de maio.


Estimulados por amigos, começamos a cobrir os fatos políticos de Ilhéus. O primeiro passo foi a cobertura da crise entre os poderes legislativo e executivo, que culminou com o pedido de afastamento do prefeito Valderico Reis.

A praça JJ SEABRA foi o primeiro “cenário”. Gravamos a manifestação de populares em frente à prefeitura exigindo a saída de Valderico, que acuado e demonstrando nervosismo, nos concedeu uma entrevista
O Blog do Gusmão ainda não existia. O conteúdo foi disponibilizado ao site r2cpress, do jornalista Roberto Rabat.






17 de Maio.


Partidários de Valderico e dos vereadores partem para o confronto. Cada grupo coloca seu mini-trio diante da prefeitura. Guerra de insultos, chuva de ovos, tumultos e brigas indicam o acirramento da crise.

A justiça não acata o pedido da câmara, Valderico permanece. Dias depois, atendendo solicitação do ministério publico, a justiça o afasta, alegando irregularidades em licitações para a compra de combustíveis. Valderico recorre ao tribunal de justiça, é atendido e desfila em carro aberto pelas ruas da cidade.



27 de julho.

Depois de assumir a direção do hospital Regional de Ilhéus contra a vontade de seus amigos, o médico Ruy Carvalho demonstra compromisso com a cidade. Inicia um choque de gestão, economiza recursos da manutenção e em menos de seis meses reforma a ala psiquiátrica Jorge Novis, abandonada pelo governo anterior.


17 de agosto.

Nasce o Blog do Gusmão.
A nossa intenção era diferenciar, ou seja, fazer um blog com conteúdo audiovisual, utilizando as possibilidades que a rede oferece, gerando vídeos com conteúdo jornalístico e documental. O projeto deu certo, e o Blog do Gusmão se consolidou como uma referência no jornalismo on-line do interior da Bahia.


29 de agosto.

Desconfiada, a população não acredita na cassação de Valderico. A conivência da maioria dos vereadores com a corrupção do governo já estava evidente desde a CEI da educação. Para a surpresa de todos, o prefeito é cassado por 12 X 1 por atrasar o repasse do duodécimo (percentual de recursos do município que garante o funcionamento da câmara).
A partir dessa data firmamos parceria com o blog Pimenta na Muqueca, que passou a postar e divulgar nosso conteúdo.



31 de agosto.

Valderico não respeita a decisão da câmara e continua utilizando as estruturas do poder. Vereadores exigem da polícia o cumprimento da lei, esta, por não acreditar na licitude dos motivos que levaram a cassação, faz pouco caso. A atitude revolta a população. O governador Wagner intercede e ordena que a polícia cumpra a lei. Partidários do ex-prefeito são obrigados a sair do palácio Paranaguá (Valderico antes da decisão do governador, já havia saído).
Newton Lima assume a prefeitura e termina o ano exercendo a função.



01 de outubro.

Depois de muita insistência, conseguimos entrevistar o prefeito cassado. Abalado emocionalmente, Valderico declara arrependimento por ter entrada na política, afirma que foi traído por seu vice Newton Lima e deixa a entender que irá buscar na justiça o direito de concluir o seu mandato.



14 de outubro.

Entrevista do presidente do diretório estadual do PT na Bahia, Marcelino Galo, indica a preferência do governador Jaques Wagner pela candidatura do médico Ruy Carvalho a prefeitura de Ilhéus. A declaração foi o início da derrocada das pretensões do secretário estadual de agricultura, Geraldo Simões, que visando enfraquecer o nome de Ruy, colocou mais dois candidatos na disputa, tentando demonstrar que o PT em Ilhéus estava dividido. Depois dessa entrevista e a conseqüente desistência dos candidatos indicados por Geraldo Simões, Ruy Carvalho teve seu nome consolidado pelo partido e é tido hoje como favorito para vencer as eleições municipais em 2008.



26 de outubro.

Tentando passar a imagem de “Salvador da Pátria”, a câmara de vereadores lança a campanha publicitária” a nossa câmara tem a nossa cara”. Quando percebemos que muitos discordavam da publicidade, entrevistamos algumas pessoas no centro da cidade e fizemos um vídeo satírico.
O resultado saiu muito engraçado, desagradando o presidente da câmara Alisson Mendonça, que a partir daí retaliou a produtora que gera imagens para o nosso blog.


29 de novembro.

Ator de Ilhéus faz sucesso no cinema. Tivemos o prazer de bater um papo com “Binho” o Fábio Lago do filme tropa de elite. Demonstrando amor pela cidade, o ator fala da sua preocupação com o futuro de Ilhéus. Resume sobre sua carreira e homenageia Pedro Matos.

Nenhum comentário: