quarta-feira, 29 de abril de 2009

As articulações para 2010

As articulações para a corrida eleitoral de 2010 começaram. Em Ilhéus, quatro nomes disputarão vagas na assembléia legislativa, com chances de vencer.


O ex-prefeito Jabes Ribeiro trabalha para "achar" uma boa coligação para o seu partido (PP). Acredita que o alto índice de rejeição registrado nas eleições anteriores foi diluído pelo tempo. Espera da população memória curta. Seu fiel escudeiro Isaac Albagli, hoje presidente da Bahia Pesca, tenta otimizar a função para a busca do objetivo principal, a vitória de Jabes.


Marcio Veloso vai entrar no jogo como "a nova liderança". O mandato apagado do pai, Raimundo Veloso, na câmara dos deputados, pesará contra ele. Como sempre, não faltará dinheiro. Orquestrações difamatórias poderão atrapalhar suas pretensões. Vale lembrar que, em 2006, questionamentos sobre a origem dos recursos utilizados na campanha, prejudicaram o desempenho do seu pai, eleito graças a uma coligação extremamente bondosa. No final das contas, Geddel puxou Veloso.


Dr. Ruy Carvalho é uma estrela solitária dentro do PT ilheense, e assim como o seu time Botafogo, vice-campeonatos lhe tiram a alegria. No momento, busca uma saída, um desvencilhamento de Josias Gomes "o mensaleiro". Contra ele, poderá cair a fúria da "turma do cartório", grupo de dirigentes petistas ligados ao ex-deputado Josias, controladores do partido. A escassez de recursos poderá lhe tirar da disputa. No momento procura um padrinho, um candidato a deputado federal (do PT), para formar uma dobradinha e bancar sua campanha. Está conversando com o secretário de desenvolvimento social Walmir Assunção.


A deputada estadual Ângela Sousa não descuidou da sua base principal, os evangélicos. Suas ações esbarram na lentidão do governo Wagner, que, por exemplo, demora para construir o novo DPT (departamento de polícia técnica). Pesarão contra ela a falta de entendimento da maioria do eleitorado, que não compreende o trabalho de um legislador e lhe cobra ações pertinentes ao executivo, e uma campanha que já está sendo articulada, para lhe minar diante da opinião pública. Os três nomes citados anteriormente farão dela uma vidraça. Segmentos da imprensa interligados e dispostos a cumprir determinações bem remuneradas, não cansarão de questionar seu mandato. O apoio do prefeito Newton Lima não trará o retorno esperado, caso a rejeição ao atual governo continue crescendo.





Um comentário:

Anônimo disse...

A deputada Angela, com sua sinceridade e o seu trabalho diário vai ganhar de goleada dos demais candidatos, melhor do que fez na última eleição, pq ela é a única que tem credibilidade e é respeitada perante a população de Ilheus.

Forte abraço Gusmão e valeu pelo espaço de expressar a minha opinião.