terça-feira, 30 de junho de 2009
Quem se importa?
Câmara e OAB Ilhéus trazem Comissão de Direitos Humanos para Audiência Pública
Atenção: fazer exames no Regional pode revelar ao público seu problema de saúde
E-mail recebido pelo Blog do Gusmão.
"Tentar não significa conseguir, mas, todos que conseguiram, tentaram".
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Alcides quer caçar o índio
Morre Mundinho: grande atleta e ídolo do esporte ilheense
Fotos: Museu do Esporte (clique aqui).
Internet livre nas eleições de 2010

domingo, 28 de junho de 2009
"O inadimplente da palavra"

Frase dita por um estimado amigo deste blogueiro.
Clique aqui.
sábado, 27 de junho de 2009
Comissão denuncia igreja Universal por prática de intolerância religiosa
Clique na imagem para ampliar.
A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa entregou ontem ao presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), Martin Uhomoibai, e à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial relatório que diz existir uma “ditadura religiosa” promovida pelos neopentecostais no Brasil.
O documento aponta a Igreja Universal do Reino de Deus como propagadora da intolerância religiosa no país, incitando a perseguição, o desrespeito e a “demonização”, especialmente da umbanda e do candomblé.
Da Folha, encontrada no blog do Nassif.
Quebra de braço na secretaria de saúde

A diretora de vigilância à saúde, Cássia Virgínia, e o médico Júlio Dias, responsável pelo combate à dengue, pediram demissão da secretaria de saúde de Ilhéus.
Dani Luxo jamais transaria com Sarney
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Os efeitos da crise mundial na guarda municipal (rimou!!!) de Ilhéus
Este Blog está muito preocupado com Pedro (foto acima).
Infelizmente, não foi possível atender a "dispendiosa" solicitação. A desculpa apresentada através de ofício - guardados os devidos exageros - foi mais ou menos assim:
Senhor....
Lamento informar que a crise mundial que tanto afetou a vida de milhares de norte-americanos, gerando inflação, desemprego e quebradeira geral no sistema financeiro daquele país, nos impossibilita de atender este tão prestigioso pedido.
Lula disse que é uma "marolinha", mas, ele se enganou. Neste momento, até a China está preocupada.
Levando em conta a situação calamitosa descrita neste documento, além de outras que poderemos explicar pessoalmente, como por exemplo, a situação da General Motors (quase em concordata), não poderemos disponibilizar os dois guardas municipais que vossa senhoria solicitou.
Certo de sua compreensão.
Secretário...
CDC da Piedade comemora bons resultados
O Centro Digital de Cidadania, que funciona no Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, foi inaugurado no dia 09 de janeiro deste ano (2009), através de um convênio assinado com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por intermédio da deputada estadual Ângela Sousa (PSC), parlamentar autora do projeto de implantação.
No início a localização foi questionada. Pessoas contrárias à idéia levantaram dúvidas sobre a atuação do CDC junto a comunidades carentes, alegando que os equipamentos iriam para uma escola particular. O tempo e os resultados mostraram o contrário.
Jogo duro: o retorno
Com a testa franzida, o gestor respondeu fulminante:
- Rapaz! Se for do jeito que você quer, terei que arrumar 54 mil empregos para as pessoas que votaram em mim.
Votação da LDO encerra trabalhos do 1º Semestre do Poder Legislativo
A Câmara de vereadores de Ilhéus irá encerrar os trabalhos do 1º semestre no próximo dia (30). Durante a sessão será realizada a votação do Projeto de Lei 040/2009, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para 2010. De autoria do executivo municipal, o projeto foi encaminhado à câmara para que possa ser aprovado e posteriormente sancionado pelo prefeito Newton Lima.
De acordo com o presidente Jailson Nascimento, com a votação da LDO, os trabalhos legislativos retornam no dia 3 de agosto. Entre as novidades para o segundo semestre estão as Sessões itinerantes nos bairros e distritos da cidade.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Nós somos homens doutor!
Um determinado político de Ilhéus - bonachão por natureza - tentou dançar forró com uma senhora, em um desses diversos arraiais que foram espalhados pela cidade.
Lista dos Políticos brasileiros no Twitter

- Aloizio Mercadante (PT-SP) - @mercadante
- Alvaro Dias (PSDB-PR) - @alvarofdias
- Cesar Borges (PR-BA) - @SenCesarBorges
- Cristovam Buarque (PDT-DF) - @cris_buarque (atualizado por um eleitor com permissão do senador)
- Paulo Paim (PT-RS) - @paulopaimVeja mais.
Diretores da Petrobras enriqueceram entre 2003 e 2007

Leia mais.
PEC dos vereadores terá dificuldades na câmara dos deputados
O Twitter e a nova legislação eleitoral

Encontrado no Pimenta na Muqueca.
O grupo de trabalho responsável por propor mudanças na lei eleitoral apresentou um projeto de reforma nesta quarta-feira, em Brasília. Pelo documento, fica liberado o uso de e-mail, blogs, sites de relacionamento e até do Twitter nas campanhas, que começariam a partir do dia 5 de julho. Os candidatos também poderão receber doações via internet, mas somente de pessoas físicas. Apesar da liberação da rede para a campanha, os políticos ficarão proibidos de comprar espaços publicitários na internet.
Os simpatizantes também vão poder fazer páginas na internet de apoio aos seus candidatos. Segundo o texto, outdoors nas ruas passam a ser irregulares. Pela proposta, os debates entre candidatos na internet também serão liberados, mas com as mesmas normas em vigor hoje: as regras devem ser aprovadas por dois terços dos participantes.
Com informações do G1.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Programação de hoje no "arraiá" de Ilhéus
Festa na avenida Soares Lopes, hoje, 24 de junho.
Açucena Cheirosa;
Circuito do Forró;
Forró 4 Estações.
Comparação perigosa.
Comentário do Blog.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Técnico do Timão entre "os dez mais" do Twitter

"Se o futebol é uma religião no Brasil, então Mano é um dos seus sumos sacerdotes. Ele é o técnico do clube paulistano Corinthians, e seus 'tweets' fazem comentários dos treinamentos e dos esforços de administração", diz o jornal, para, em seguida, transcrever um "tweet" do técnico, traduzido ao inglês.
Entre a literatura e a piriguete
Coisas do youtube.
Perdeu a boca e quer ir para a oposição
Nota Pública: caso de tortura a indígenas tupinambá
Nota do CIMI (Conselho Indígena Missionário).
Desde o dia 3 de junho o Cimi, a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), a FUNAI, o Ministério Público Federal, a Coordenação de combate à tortura da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República vêm acompanhando os desdobramentos dos fatos relacionados à agressão a 5 indígenas do Povos Tupinambá, ocorrida no dia 2 de junho.
Após tomar-se conhecimento dos graves fatos, os indígenas agredidos foram levados à Brasília, ocasião em que puderam esclarecer à Direção da FUNAI e à CNPI/MJ, bem como ao Ministério Público Federal o que efetivamente havia ocorrido.
Os 5 Tupinambá foram examinados, no dia 06 de junho, por peritos do Instituto Médico Legal de Brasília e ouvidos pela Procuradora da República Luciana Loureiro que, em seguida, encaminhou a documentação para o Ministério Público Federal em Ilhéus adotar as providências legais cabíveis em vista da apuração e a responsabilização pelas agressões constatadas. O laudo decorrente desses exames comprova que os indígenas sofreram lesões graves ao serem atingidos com choques elétricos nas regiões lombar e genital.
Onde está meu túmulo?
No cenário de crise na economia americana, um cemitério na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana, lançou uma promoção para atrair novos moradores. Apesar de soar como algo de mau gosto para muitos, há quem aproveite a oferta. Segundo o site G1, quem comprar uma sepultura no Memorial Park leva outra de graça. O gerente-geral do cemitério, Mark McCronklin, destacou que a promoção não foi motivada pela recessão. Segundo ele, o cemitério realiza há vários anos promoções durante o Memorial Day, um feriado para lembrar os soldados mortos em guerras. Porém, muita gente critica a iniciativa. Placas fincadas no jardim de entrada do cemitério trazem a mensagem: "compre um lote, obtenha um grátis".
Leia mais.
Todo cuidado é pouco com os "cretinos fundamentais"
Um blog chamado "amigos do presidente Lula" publicou um artigo com o título " o último imperador do Maranhão ou Rei Lear".
O autor comete um erro "primário" logo no início, quando afirma que o último imperador chinês (Pu-Yi) foi deposto por Mao Tsé Tung em 1912.
Vamos com calma! Em 1912, Mao tinha apenas 19 anos (nasceu em 1893). Pu-Yi foi forçado a abdicar com a instauração da república em 1912, depois que o movimento revolucionário comandado por Sun Yat-Sen chegou ao poder.
Na verdade, Mao - "o grande timoneiro" - só conseguiu assumir o controle total do imenso país asiático em 1949, quando expulsou seus rivais nacionalistas (kuomintang) para Taiwan.
Outra relação descabida é a analogia do ex-presidente da república e atual chefe do senado, José Sarney, com o Rei Lear (personagem de William Shakespeare).
Lear cometeu um grande erro. Decidiu dividir seu reino entre suas três filhas (Cordélia, Goneril e Regan), exigindo delas homenagens e provas de fidelidade. Cordélia - a única disposta a lhe dar a vida - percebeu o fingimento das demais, e discordou do pai. Revoltado com a ousadia da filha, Lear lhe condenou ao degredo, para depois se arrepender amargamente.
Qual a similude deste "pungente" drama escrito por Shakespeare, com a história de Sarney? Roseana Sarney seria Cordélia? Como assim? No texto, o autor não descreve sequer uma cena da tragédia shakesperiana, sendo assim, não consigo entender a justificativa para "Rei Lear" no título.
O monarca da Bretanha lamenta o erro cometido:
-
- “Ah, pequeno erro(...),
- Como te mostraste terrível em Cordélia,
- Arrancando, como numa tortura, minha natureza
- De seu lugar devido, expulsando de meu coração todo o amor,
- E alimentando o fel! Ah Lear, Lear, Lear!”
O artigo tenta fazer uma "geléia geral" com os ingredientes China, Maranhão, Bretanha, Sarney, Lear e Mao. Infelizmente, essa panela rende apenas um mingau azedo.
Insisto, é preciso ter cuidado com a rebelião dos "cretinos fundamentais". Muita gente escreve por escrever, e outros, não possuem discernimento para compreender as argumentações ridículas, dos textos que andam copiando.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Colecionadores de insatisfeitos
Visitante agradece a criação do "Dia sem Álcool"
Continue.
domingo, 21 de junho de 2009
Troca de idéias em O Tabuleiro
sábado, 20 de junho de 2009
Preconceito, liberdade e o cretino fundamental
Temos o costume de criar e contar piadas sobre gays e lésbicas. Antes, negros e índios também motivavam risos.
Tal senso de humor - supostamente ingênuo - possibilita às nossas crianças, uma interpretação equivocada da maneira de ser daquele que é diferente.
A igreja classificou como doença, já as anedotas menosprezam e provocam gargalhadas.
Nelson Rodrigues no bate-papo que postamos aqui, nos fala da rebelião do "cretino fundamental".
A internet possibilita a qualquer um, incapaz de ter uma compreensão mínima do que é ético, expressar suas opiniões. Por mais que seja difícil aceitar, os "mentecaptos" merecem esse direito.
Considerando o assassinato do cozinheiro Marcelo Barros, o preconceito inato à personalidade do brasileiro, e o que disse Nelson Rodrigues, não seria essa postagem que encontrei (clique aqui), uma manifestação real e verdadeira de um "cretino fundamental"?
Deixe o seu comentário.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Caboclo Marcelino e a história de lutas dos índios de Olivença
Texto da antropóloga e professora da UFBA, Maria Hilda Paraíso.
A revolta dos caboclos e Marcelino
"A reação ao incremento da invasão se iniciou em 1929, sob o comando de Marcelino Alves. Argumentando a necessidade de recuperarem as terras perdidas e de expulsarem os novos ocupantes da área da antiga aldeia, ele e seus aliados concentraram seus esforços iniciais na região da ponte sobre o rio Cururupe. Buscavam estrangular o tráfego, impossibilitando o acesso fácil a Olivença. A punição foi imediata e, em novembro, uma caravana de praças de polícia e de inspetores de quarteirão deslocou-se para a região, iniciando a repressão aos revoltosos. A desigualdade de forças e a diferença na qualidade dos armamentos disponíveis culminaram na derrota dessa primeira tentativa de retomada das terras e na prisão de Marcelino e seus seguidores.
Leia mais.
Câmara cobra o cumprimento da Lei dos 15 minutos nos bancos em Ilhéus
A Câmara de Vereadores de Ilhéus, no uso das atribuições, enviou ao Prefeito Municipal de Ilhéus Newton Lima, uma indicação informando a falta de cumprimento da Lei Loyola de nº 2.782 de 4 de junho de 1999. De autoria do ex-vereador Roberto Loyola, a lei determina que o tempo de espera para atendimento em agências bancárias na cidade deve ser de no máximo 15 minutos em dias normais e de 30 minutos somente às vésperas e após feriados prolongados e nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.
Continuação.
Maria Buracão na subida da Conquista
A comunidade exige da prefeitura que tape os buracos.
Buracos e lama na zona sul
quinta-feira, 18 de junho de 2009
A diarréia verbal de Aldemir
Ao se referir aos índios, o médico Aldemir teve uma diarréia verbal:
" Índio não gosta de trabalhar, são todos preguiçosos e só gostam de fazer artesanato."
Essa maneira tacanha de interpretar "as diferenças" é a mesma que afirma que baiano é preguiçoso, carioca é malandro e etc.
O dever de um vereador é zelar pela ordem pública. Não lhe cabe promover disputas entre grupos antagônicos, e sim cuidar para que vivam em harmonia.
Os pequenos agricultores não precisam de atitudes preconceituosas para fazer valer seus direitos.
Este movimento precisa ser representado por quadros mais qualificados, que promovam reflexões humanitárias e propositivas.
A causa dos lavradores é legítima, merece respeito e não carece da ignorância.
Foi bom ouvir os discursos da deputada estadual Ângela Sousa, que lembrou a necessidade de agir dentro da legalidade, sem instigar à violência, do médico Ruy Carvalho, do presidente da câmara de vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento, e do líder comunitário Jezi, todos preocupados em resolver a questão de maneira pacífica.
Vereadores ilheenses participam de protesto ao lado dos pequenos produtores rurais
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Deputada defende pequenos agricultores de Olivença e região.
Ângela ressalta a importância da não-violência para resolver o impasse.
A deputada estadual Ângela Sousa (PSC), e representantes dos pequenos produtores de Ilhéus se reuniram com o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, no dia 10 de junho (quarta-feira).
A parlamentar encaminhou a reivindicação dos agricultores, que temem perder suas terras, caso a demarcação requerida pelos índios Tupinambás de Olivença - prevista no relatório apresentado pela FUNAI - vire realidade.
Continuação.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Índios acusam vereador e empresários de praticarem ódio racial
Os ataques que estamos sofrendo, partem de um pequeno grupo sem bandeiras, sem rumo e sem amor no coração, que tenta a todo o momento desmoralizar a nossa luta e colocar a população regional contra nossa comunidade, utilizando-se de dados falsos e incitando os pequenos a lutarem contra os pequenos, porque eles fazem isto? Por mais puro preconceito étnico, ou seja, por racismo, eles não nos acham à altura de ter de volta as terras que foram tomadas a força de nossos antepassados e que constitucionalmente nos pertencem.
Continue lendo.