sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Voltarei no dia 10
Desejo aos meus visitantes e irmãos de blogosfera um ano novo de PAZ e SAÚDE.
Um carinhoso e fraterno abraço.
Emílio Gusmão.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Dejair Birschner anuncia secretariado repleto de familiares

A estrutura administrativa de Una possui oito secretarias, os parentes de Dejair ocuparão três pastas, e também, a chefia de gabinete.
"Álbum" de família:
Tiago Birschner (filho) - chefe de gabinete.
Valdecir Birschner (irmão) - secretário de transportes.
Gleyciane Birschner (filha) - secretária de saúde.
Valdir Nascimento Hora (genro) - secretário de finanças.
Que maravilha!
Tapa na cara ao vivo
Muito engraçado!
Eduardo Anunciação: ascensão e queda de Fernando Gomes
Parabéns!
Fim da era Fernando Gomes
Fernando Gomes. Faltam poucos dias para encerrar, terminar, acabar um dos mais entristecedores, tristes períodos da História de Itabuna: este quarto mandato, quatro anos do prefeito Fernando Gomes. Foram quatro anos marcados pelo esquecimento dos bairros, saúde pública sucateada, suspeitas de aplicação dos dinheiros, dos recursos dos contribuintes, além de uma quantidade colossal de irresponsabilidade, de mazelas.
Fernando Gomes é a inconseqüência. Com grosserias, com delicadezas, chegou aonde jamais esperava chegar. Fernando Gomes surpreendeu o próprio Fernando Gomes de muitas vitórias. Agora, chegou definitivamente ao fundo do poço.
Fernando Gomes, neste quarto mandato, nestes quatro anos, encaminhou a população, a cidade de Itabuna na direção da decadência financeira, decadência administrativa, decadência moral. Prefeito descompromissado com as aspirações da comunidade-sociedade, descompromissado com a história, mas extremamente comprometido com a ganância desmedida, com a ambição desmedida em busca de polpudas compensações, vantagens.
Fernando Gomes, certamente depois do assassinato do jornalista Manuel Leal, fundador-diretor do semanário A Região, transformou-se em personalidade, homem angustiado. Neste quarto desgoverno ficou desprestigiado, impopular, amargo, como perdeu a autenticidade e multiplicou a superficialidade, multiplicou a falsidade.
Fernando Gomes no primeiro mandato, no segundo mandato era executivo-prefeito previdente, possuía mais cuidados, tinha mais atenções. No terceiro mandato começou perdendo o seu lado humano, e neste quarto mandato perdeu todo lado humano. Mas o senhor Fernando Gomes ainda se considera poderoso, se considera infinito, imortal.
Fernando Gomes, por motivos e razões já conhecidas, é uma personalidade de espírito, de alma amargurada. Escravizou os contribuintes, promoveu coisas, atos indevidos. Eleitoralmente, politicamente Fernando Gomes desabou, se destruiu. Então, como combater, criticar um político destruído, um político desabado, gasoso?
Fernando Gomes merece cumprimentos, aplausos quando conseguiu derrotar lideranças estruturadas. De memória: Mário Cezar Anunciação, José Albuquerque Amorim, José Soares Pinheiro, Antônio Menezes em recuadas décadas, recuados anos. Fernando Gomes era autêntico, era coerente, era um vaqueiro sem irritações.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
PEC dos vereadores: advogado-geral do Senado entrega mandado de segurança no STF
Da Agência Senado.
O advogado-geral do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, protocola neste momento, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), mandado de segurança contra a recusa da Mesa da Câmara dos Deputados de promulgar a emenda constitucional decorrente da proposta de emenda à Constituição (PEC 20/08) que cria mais de sete mil vagas de vereadores.
Clique aqui para acessar a íntegra do mandado de segurança.quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Senado vai recorrer ao STF para obrigar Câmara a assinar PEC dos vereadores
Câmara dos deputados não vai assinar promulgação da PEC dos Vereadores
Senado aprova em dois turnos a PEC dos vereadores
Durante a sessão deliberativa, alguns senadores questionaram a aplicabilidade imediata, argumentando que só o poder judiciário pode fazer que uma lei tenha efeito sobre o passado, portanto, a emenda só passaria a valer nas eleições de 2012. Muitos senadores discordaram desta interpretação, pois entendem que uma emenda constitucional tem valor imediato, desde que seja promulgada.
O imbróglio será resolvido pela justiça nos próximos dias.
Mais detalhes, clique aqui.
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Medo na câmara, "mão de paca" pode voltar

O medo é tão grande, que tem gente pedindo a Deus para a PEC não passar, situação que dificilmente acontecerá.
domingo, 14 de dezembro de 2008
PSDC "enquadra" Bel do Vilela 2

Em nenhum momento algum membro da executiva municipal e estadual ameaçou o vereador Bel e muito menos conversamos sobre cargos em seus mandatos. Quero deixar claro que o Partido Social Democrata Cristão, tem como base a família, é por isso que o PSDC hoje é uma grande família.
Esperamos que este e-mail venha sanar qualquer dúvida deste blogueiro.
Grande Abraço !
Jamesson Araújo
Secretario Geral do PSDC – Ilhéus
Presidente da Juventude Estadual do PSDC- Bahia
PSDC "enquadra" Bel do Vilela

" Se você não andar certo perderá o mandato. Não pise na bola com a gente".
Com a fidelidade partidária, os novos vereadores serão obrigados a conviver com a sanha por cargos dos "homens" dos partidos. É o lado negativo da nova regra.
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba
Vale a pena assistir.
sábado, 13 de dezembro de 2008
Nazal nega quebra de sigilo bancário do prefeito Newton Lima

Operação vassoura de bruxa investiga administrações municipais entre os anos de 2002 a 2008

Segundo a nota divulgada no site da polícia federal, 116 mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A justiça autorizou a quebra do sigilo bancário de todos os envolvidos.
Mais detalhes, clique aqui.
Investigação da PF avalia a idoneidade do governo Newton Lima
A PF prometeu divulgar nas próximas horas, um balanço de toda a operação.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Câmaras de Ilhéus e Itabuna poderão ter 21 vereadores em 2009
A matéria agora será votada em dois turnos no plenário do Senado.
Fonte: Agência Brasil.
BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 10, o proposta de emenda à Constituição (PEC), que aumenta em 6 mil o número de vereadores no País. A proposta fixa critérios para vereadores de acordo com a população do município e estabelece novos limites de gastos com as câmaras municipais e aumenta de 51 mil para 57 mil o número de vereadores, em todo o País.
A proposta altera determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que fez com que 2,4 mil municípios tivessem sua câmaras municipais reduzidas, já que a determinação da Justiça criou 36 faixas de limite de vereadores e fez com que municípios com até 47 mil habitantes ficassem com o número mínimo de vereadores: nove. Isso fez com que o número de vereadores passasse de 58 mil para 51 mil.
Leia mais.Para ler a PEC, clique aqui.
Arca de Noé

Todos os partidos - com representantes na câmara de vereadores - querem participar da próxima administração, inclusive o PT, sigla que durante a campanha fez duras críticas ao atual gestor.
O entrave para a composição de uma equipe ampla - com gregos e troianos - é a reforma administrativa enviada ao legislativo.
Caso o governo decida mudar suas intenções, facilitando a continuidade de todas as secretarias, hoje existentes, terá todas as condições para formar um governo sem oposição, uma verdadeira "Arca de Noé".
domingo, 7 de dezembro de 2008
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Lições de Santa Catarina: de Brasília a Poznan
Fonte: Nosso Futuro Comum.
Texto de Roberto Smeraldi.
ESTÃO (parcialmente) errados os observadores que atribuem o recente desastre de Santa Catarina apenas ao desmatamento na Amazônia. É verdade que esse é um forte determinante -tanto por meio de mudanças climáticas regionais quanto globais- dos fenômenos climáticos extremos, assim como tudo indica que aquilo que aconteceu nos últimos dias faça parte dessa categoria.
A ciência já identificou -apesar de não explicar completamente- a complexa relação que vincula as alterações na troca de umidade entre a floresta e a atmosfera na região amazônica tanto com o regime pluvial na bacia do Prata quanto com a convecção do vapor que afeta a temperatura da camada superficial dos oceanos, importante fator na geração de furacões e outros eventos catastróficos.
Mas a natureza extrema do fenômeno climático que afetou Santa Catarina não é suficiente para explicar a dimensão dos impactos. Há também a vulnerabilidade sem precedentes do nosso território diante de um clima exacerbado.
Leia mais.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Predador e predadora
Este curta discute o papel do homem e o da mulher, quando assumem a dianteira da sedução.
Sobre a secretaria de agricultura

terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Nada a declarar
Traz uma reflexão sobre a ascensão da idiotice e do idiota, além de outros temas.
Para alguns representa escárnio, para outros serenidade.
Vale a pena assistir.
Inaugurado Centro de Educação Ambiental Joaquim Blanes
O Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB inaugurou no dia 28 de novembro o Centro de Educação Ambiental Joaquim Blanes. O empreendimento foi construído em parceria com a empresa baiana de energia COELBA, do Grupo Neoenergia, e dará suporte a projetos de educação ambiental e na realização de capacitações, atendendo o município de Una e Região.