sexta-feira, 31 de julho de 2009

Radialista de Camaçari foi morto a pauladas

Da Tribuna da Bahia.

Nesta madrugada (31), um radialista foi morto a pauladas em Camaçari.


Jutahy Mascarenhas da Silva, de 41 anos, foi executado na frente de um bar, localizado na Avenida Radial C.

De acordo com testemunhas, a vítima foi atacada por três homens.

Segundo os policiais da 18º Delegacia (Camaçari), populares afirmam que teria discutido com os agressores.

O crime está sendo investigado.

Veloso inaugura escritório em Itapetinga

Dando prosseguimento ao processo de expansão do mandato, o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) inaugurou esta semana o seu quarto escritório político. O município de Itapetinga foi o escolhido para sediar os interesses da base eleitoral do sudoeste baiano. O evento contou com um grande número de autoridades e representantes da sociedade regional. Marcaram presença os prefeitos de Firmino Alves, Padre Aguinaldo, e de Santa Cruz da Vitória Jackson Bonfim, além de seis vereadores de Itapetinga e lideranças de Itarantim, Vitória da Conquista, Maiquinique, Barro Preto e Firmino Alves. Agora, o deputado Veloso já soma representações em Salvador, Ilhéus, Eunapólis e Itapetinga, que ficará sob a coordenação de Adilson Martins.

Baculejo no Shopping Popular


Os comerciantes que vendem cópias de CDs e DVDs não autorizados passaram por momentos difíceis na manha desta sexta-feira, dia 31.

Viaturas da polícia militar e da receita federal fecharam o Shopping Popular, localizado no centro de Ilhéus.

Foram apreendidos produtos eletrônicos sem nota fiscal e milhares de discos piratas. Populares que pretendiam fazer compras não puderam entrar no local. Muitas pessoas se queixaram da ação dos policiais e fiscais da receita: "tantos políticos e empresários roubando por aí e as autoridades não fazem nada, agora com os pobres coitados que ganham o pão de cada dia, ficam com essa perseguição", afirmou um estudante de direito que assistia a operação, e que não quis se identificar.

Ângela Sousa lança informativo no rádio


Com o propósito de divulgar sua atividade parlamentar para um público ainda maior, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC) lançou a série de informativos “Ângela em Ação”, peça publicitária elaborada para o rádio, com duração de 1 minuto, que será veiculada em emissoras AM e FM de Ilhéus, e, posteriormente, em outras estações da região. A idéia prioriza a divulgação dos atos parlamentares da deputada, prestando contas à população.

Leia mais.

Ouça o primeiro informativo.

"Não votei no Sarney nem para senador", afirma Lula

Da Folha de São Paulo.

Depois de semanas de defesa enfática de José Sarney (PMDB-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o tom ontem em relação à crise que envolve o presidente do Senado: "Não é problema meu".

"Não votei no Sarney para ser presidente do Senado nem votei para ele ser senador no Maranhão", disse Lula. O senador foi eleito pelo Amapá, e não pelo Maranhão -teve 53,9% dos votos, em uma das votações mais apertadas de sua carreira.

"Não votei no [Michel] Temer [presidente da Câmara], não votei no Arthur Virgílio [senador do PSDB-AM], não votei em ninguém. Votei nos senadores de São Paulo, então quem tem de decidir se o presidente Sarney tem de ficar na Presidência do Senado é o Senado", afirmou.

Leia mais.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bairro Corbiniano Freire ganha praça no aniversário de Itabuna


O prefeito Capitão Azevedo inaugurou as obras realizadas em mutirão através de uma parceria entre o governo municipal e a comunidade do Corbiniano Freire. A festa aconteceu domingo (25), quando Azevedo foi recebido com festa pela população, com direito a charanga e tudo o mais.

O Mutirão Comunitário envolveu dezenas de moradores da área nas ações de limpeza e calçamento, melhorando as condições de tráfego para os veículos e de acesso para os moradores daquela localidade. O prefeito Azevedo destacou a importância da parceria entre o governo e a comunidade, elogiando as lideranças do bairro.

Azevedo anunciou que ainda este ano o governo vai restaurar todas as ruas do bairro e assegurou a uma quadra poliesportiva, para proporcionar aos jovens da comunidade um espaço para a prática de atividades esportivas diversas.


Leia mais.

A vida de um ídolo do futebol após a carreira

Da Carta Capital.

Artigo do Dr. Sócrates.

Vida virtual, consequências reais.
A vida que o sucesso e a popularidade nos oferecem é cheia de particularidades interessantes. Somos tratados como indivíduos especiais e únicos, e os privilégios são espantosos. Isso geralmente nos encanta de tal forma que se torna difícil manter a razão. Mas não se pode perdê-la em hipótese alguma, pois as consequências são imprevisíveis. Durante o auge da popularidade como jogador de futebol, eu era convidado de uma das mais elegantes casas noturnas de São Paulo. De vez em quando, até por curiosidade para conhecer pessoas mais exigentes e sofisticadas no trato social, eu aparecia por lá. Em pouco tempo, já conhecia todos que ali trabalhavam e me sentia em casa ainda que os tipos que a frequentavam não fossem exatamente aqueles que me fascinavam (ou fascinam) conviver. Mas havia suas atrações. Gente bonita, algumas boas cabeças e shows musicais de qualidade.

Isso perdurou por longos anos até que um dia recebi pela primeira vez uma conta a pagar. Nesse momento, ficou claro para mim que o personagem que encarnava já não era tão interessante para aquela casa e nunca mais retornei. Até porque aquele não era um local de minha eleição, além de ser extremamente dispendioso para as minhas posses. Não tive nenhum problema com a repentina autoexclusão de um ambiente que de alguma forma fez parte da minha vida por algum tempo, porque sempre tive claro que o convidado em questão não era o ser humano que sou e, sim, a personalidade que todos conheciam dos campos de futebol, da televisão, dos jornais e das revistas. Um personagem que um dia morreria – como de fato aconteceu. Reconhecer as diferenças fundamentais entre o que é real e virtual nessas histórias que envolvem atividades populares é de fundamental importância para a sobrevida posterior de quem atinge esse estágio.

Leia mais.

Polêmica na 1ª morte suspeita da gripe A na Bahia


Da Tribuna da Bahia.

Suspeita de gripe suína na Bahia é negada por familiares e amigos da primeira vítima de morte da doença. O diagnóstico foi cogitado em coletiva pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que investiga o caso através de análises laboratoriais. Sem receber qualquer aviso do órgão quanto à hipótese da causa da morte ser por vírus H1N1, familiares demonstraram indignação por não terem sido comunicados sobre a Influenza A. Abalados emocionalmente, parentes e amigos descartam a suposição já que o diagnóstico dado pelo hospital teria sido de uma gripe alérgica. O paciente tinha 50 anos e teve o corpo velado com o caixão destampado sem qualquer outro cuidado para evitar possível transmissão.

Leia mais.

O efeito Sarney na opinião pública

Chamando na xinxa

Imagem encontrada no Políticos do Sul da Bahia.

Fotografia antiga com leitura nova.


quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acidente no cruzamento mais perigoso de Ilhéus

Os moradores próximos ao cruzamento entre a avenida Nossa Senhora Aparecida (Barreira) e o bairro Hernani Sá, solicitam que a prefeitura agilize a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento dos semáforos já instalados.

Segundo informações de Henrique Menezes (morador do local), hoje, quarta-feira dia 29, por volta das 22:00 horas, uma moto e uma bicicleta colidiram causando um acidente.

Muito machucado, o ciclista foi levado pelo SAMU para o hospital Regional.



Imagens de Henrique Menezes.

Alunos "sem nada pra fazer" nas escolas do Hernani Sá

Roberto Corsário, o repórter comunitário, presenciou uma briga entre duas alunas (adolescentes) de escola pública. Chateado, mandou um texto para o Blog do Gusmão.

O que se vê nos arredores das escolas estaduais Moisés Bohana e Horizontina Conceição, de ensino fundamental e médio da zona sul, localizadas no Bairro Hernani Sá, são alunos perambulando e sem nada pra fazer. Basta ficar próximo a essas escolas para ver a quantidade de jovens ociosos. Aulas vagas, falta de conteúdo por parte dos professores ou simplesmente matando aula ? O que se sabe, é que falta um grande incentivo para manter essa juventude dentro das dependências escolares.

Leia mais.

Executivo e Legislativo de Ilhéus estão em lua de mel

No dia 07 deste mês, postamos um comentário sobre o difícil relacionamento entre a câmara de vereadores e os "homens do palácio". (Clique aqui).

De lá pra cá, muito coisa mudou. O governo escalou alguns bombeiros para apagar a chama, ou, a labareda que nascia entre os parlamentares.

As declarações do vereador Alisson Mendonça (PT) afirmando que o duodécimo foi repassado com atraso para o legislativo, exigiram que os negociadores do Paranaguá entrassem em campo com mais disposição.

De imediato, o secretário de governo José Nazal articulou o retorno do presidente do PSDC, Jorge Farias (até então exonerado) para o governo, acalmando a rebeldia dos vereadores Dinho Gás e Bel do Vilela, também do PSDC.

Não muito satisfeito, o prefeito de Ilhéus teria dito a Jorge Farias: "você está voltando graças aos vereadores Bel e Dinho".

Outros membros do parlamento estão conversando. Já é possível notar o sorriso no rosto de alguns. A alegria é quase geral.

Na reabertura dos trabalhos na "casa do povo", será possível ouvir elogios à operação tapa-buracos, e a outras ações da prefeitura que sinalizam um revide à insatisfação que tomou conta da cidade.

A atual administração quer reagir, e para isso, buscou primeiro conciliar com os vereadores insatisfeitos.

Raymundo Veloso inaugura escritório em Eunápolis

O deputado federal Raymundo Veloso (PMDB) inaugurou um escritório político em Eunápolis, no extremo sul da Bahia. O ponto de apoio servirá para toda a região.

Os prefeitos de Eunápolis, Itabela, Belmonte, Itagimirim e Guaratinga, vereadores de diversos municípios, representantes de entidades representativas estiveram presentes no coquetel de inauguração.

Na ocasião, Veloso ressaltou: "nós estamos chegando na região com um serviço já prestado, temos alguns prefeitos que podem testemunhar o trabalho que temos empreendido em defesa do extremo-sul”. Osvaldo Gomes Caribé, prefeito de Itabela, destacou o espírito público do deputado Veloso e a agilidade com que procura atender as demandas que lhe são encaminhadas.

O escritório de Veloso está localizado na avenida Porto Seguro, nº 480, no centro de Eunápolis.

Queda do diploma faz universidade cancelar turma de jornalismo

Do site FNDC.

A Universidade de Uberaba (Uniube) cancelou a turma do segundo semestre para o curso de Jornalismo por causa da baixa procura. De acordo com a direção, o fato tem relação direta com o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 17/06.


“É comum o segundo semestre ter uma procura menor, mas não há dúvidas que tivemos um número ainda menor por causa do fim do diploma”, afirma André Azevedo da Fonseca, diretor do curso de Comunicação Social da Uniube.

De acordo com Fonseca, a Universidade costuma formar turmas de jornalismo de no mínimo 25 pessoas para o segundo semestre, e de 30 para o primeiro semestre, mas este ano a procura foi de apenas 14 pessoas para o curso que iniciaria em agosto.

Fonseca explica que não houve evasão no curso acima da média da universidade. ”Logo que o STF tomou a decisão reunimos todos os estudantes de Jornalismo para conversar sobre o assunto. Eles se mostraram bem maduros e continuam valorizando a formação”.

Apesar de não haver evasão de alunos, o diretor do curso afirma que houve um número de vestibulandos preocupados. “Alguns interessados no curso chegaram a nos procurar, acompanhados pelos pais, para saber mais sobre a questão do diploma, se valia a pena fazer faculdade”, conta.

Fonseca informou que o curso de jornalismo da Uniube, que existe desde 1957, continuará existindo e que espera um número maior de interessados para o primeiro semestre de 2010.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Rio de lágrimas: crime e degradação

Do blog Acorda Meu Povo.

Texto de Manoel Carlos de Almeida Neto

Brasília, 23 de julho de 2009.

Precioso patrimônio da Região Cacaueira, fonte de inspiração literária e de subsistência da população ribeirinha, o Rio Cachoeira pede socorro em razão do seu estado de degradação ambiental decorrente da intensa e incessante poluição em suas águas. Em recente notícia amplamente veiculada na imprensa grapiúna, o vereador Ricardo Bacelar (PSB) aproveitou a crise vivida pela Empresa de Água e Saneamento de Itabuna (EMASA) para lembrar e denunciar que “todo o esgoto produzido em Itabuna é lançado sem tratamento no Rio Cachoeira, porque o sistema da Emasa não funciona há vários anos”.

Leia mais.

Dai a César o que é de César

Artigo de Elias Reis.

Um dos índices que medem o grau de desenvolvimento humano de uma cidade está na capacidade de sua população de fazer valer os seus direitos. É verdade que Ilhéus nesse quesito ainda anda muito aquém do desejado. Inegável também o fato de que a chamada sociedade civil ilheense vem, aqui e ali, dando mostras de que pretende reverter esse quadro. Belo exemplo disso foi a implacável manifestação desta mesma sociedade em 2007, quando do impecheament do então prefeito Valderico Luiz e, numa promoção inequívoca da imprensa na ajuda da conscientização da manifestação popular, nas ações cíveis da sociedade organizada e principalmente, na atuação firme do presidente do Legislativo local naquela oportunidade, Alisson Mendonça, e seus pares. Não podemos deixar de citar também, que o fraco secretariado de Valderico Luiz, o ajudou a enterrá-lo politicamente, não numa cova, mas, num mar de lama.

Leia mais.

Quem fez a respiração boca-a-boca em Josias Gomes?


Foto e informações do blog Agravo Ilheense.

Sinceramente, na minha modesta opinião, o ex-deputado federal Josias Gomes (PT) está dando provas de grande maturidade política e compreensão do cenário atual.

Suas declarações na entrevista publicada pelo Pimenta na Muqueca merecem elogios. (Clique aqui).


Vale lembrar as eleições de 2006, quando Dr. Ruy não aceitou fazer a dobradinha com Josias (federal / estadual). A justificativa foi a máxima:
"não vou abraçar afogado", referindo-se aos efeitos do mensalão na carreira do então deputado e companheiro de partido.

Agora, não tendo a quem recorrer, Ruy firmou a parceria que rejeitou em 2006.

Fica aqui uma pergunta: quem fez a respiração boca-a-boca no afogado?


Coisas da política, não me levem a mal.

Leitor (a) do Blog do Gusmão faz alerta sobre a dengue em Ilhéus

O Blog está à inteira disposição dos órgãos responsavéis para qualquer esclarecimento.

"Caro blogueiro e leitores.

Temos informações de que já ultrapassa dos 4.000 (quatro mil) casos de dengue em nosso município.
Neste mês, o Sr. Newton Lima, prefeito da cidade, nomeou o Sr. Paulo Barbosa, agente da Funasa, como o coordenador de endemias. Todos sabem que é um bom profissional, até que provem o contrário.
A questão é que fonte fidedigna afirma que o Sr. Paulo não irá exercer a função como deveria, pois tem outros projetos em mente. Logo, emprestará o seu nome e conhecimento para dar satisfação ao Conselho Municipal de Saúde, Técnicos da Saúde e Sociedade.
Para sermos mais exatos, o sub-coordenador Sr. Milton Quirino, agente de endemias do município e pau mandado do vereador Jailson Nascimento, comandará no Programa.
Pasmem caros amigos, este rapaz é um dos integrantes do Grupo vergonhoso que comandou a dengue por 03 meses, no final de 2007.
Este GRUPO saiu por ter manipulado dados do Programa, no intuito de mostra que os índices eram bons e conseqüentemente , seu trabalho ainda melhor e mais eficiente que os anteriores.
Foram desmascarados a tempo, graças a Deus!
A Secretária de Saúde está vacilando!!! Ta na cara, muito escancarado.
Lembrem-se, a eleição está mais próxima do que imaginamos.
Ninguém ta lá de graça.
Se fizermos uma análise, veremos que cada agente de saúde entra em 25 imóveis/dia, sendo que existe mais de 100 profissionais e se multiplicarmos, dará muitos votos.
Quanto a acusação referente ao GRUPO, existem provas. E peço ao nosso Conselho Municipal de Saúde que apure os fatos, mesmo que tardiamente."

Renato Costa parabeniza Itabuna


Índios de Olivença promovem abaixo-assinado na internet

Foto: Marisa Vianna - Indios Tupinambá de Olivença - BA em Camaçari - 2007.

Tupinambás pedem ajuda de organismos internacionais, e tentam chamar a atenção do povo francês, já que neste ano (2009), o Brasil está homenageando o país europeu (ano de comemoração da França no Brasil).

Abaixo assinado:o sonho do povo Tupinambá de Olivença – por Yakuy Tupinambá.

Preocupados com a violência e as constantes agressões, físicas, morais e culturais experimentadas pelo povo TUPINAMBÁ no sul da Bahia, consideramos que é de suma importância a urgente proteção constitucional sobre o seu território através da demarcação nos termos do Processo de nº 08620.001523/2008, em tramitação nesta FUNAI, identificado como: Terra Indígena: Tupinambá de Olivença. Família Lingüística: Tupi, localizada nos Municípios de Ilhéus, Buerarema e Uma no Estado da Bahia com Superfície: 47.376 Ha. Perímetro: 150 km. Sociedade Indígena: Tupinambá de Olivença. População: cerca de 3000 indivíduos. Identificação e Delimitação: Grupo Técnico constituído pela Portaria nº 102/PRES, de 22 de janeiro de 2004. Antropóloga Coordenadora: Susana Dores de Matos Viegas. Diante do exposto, solicitamos os bons préstimos de Vossa Senhoria para que seja dada a prioridade absoluta na tramitação dos atos destinados a homologação do referido território para que esse povo possa viver em sua terra sem males.

Leia mais.

Depois de ter lido o texto, caso concorde e queira assinar, é so clicar aqui
.

Deputada cumpriu seu papel nas discussões sobre o aeroporto Jorge Amado

Ângela participou de todos os eventos
sobre a situação do aeroporto Jorge Amado.


O aeroporto Jorge Amado voltará a receber voos noturnos em outubro, depois da interferência direta do presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, quando determinou ao Secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho, uma solução definitiva para o problema.

Os empecilhos ao pleno funcionamento da pista começaram em setembro de 2007, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), depois que o programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibiu reportagem onde um piloto anônimo considerou a nossa área de pouso e decolagem como “a mais perigosa do Brasil”.

Desde então, Ilhéus e região vem sofrendo com a diminuição do tráfego aéreo, que acarretou muitos prejuízos para o turismo, uma das principais atividades econômicas do Sul da Bahia.

Na reunião da última quarta-feira, dia 24, ocasião em que o governo federal anunciou o fim do “imbróglio”, a deputada estadual Ângela Sousa (PSC) esteve presente, mostrando mais uma vez seu total compromisso com a causa. Ela marcou sua presença em todos os eventos que discutiram a situação do aeroporto Jorge Amado.

Leia mais.

domingo, 26 de julho de 2009

Desatando o “nó” do aeroporto Jorge Amado

Artigo de Ariel Figueroa do blog Coluna de Turismo.

Na segunda-feira 20, no programa Pense Turismo, que comando na rádio Nova Bahiana, dediquei na íntegra o programa aos entraves e as soluções do nosso aeroporto.

No domingo 19, tinha sido a data de dois anos do fatídico acidente do voo da Tam em São Paulo. Mostramos que para um único problema que afeta as duas pistas, a Anac tomou duas medidas técnicas diferentes. Lá em sampa, fizeram cortes na pista para facilitar o atrito e desta forma favorecer a freagem. Aqui colocaram cancelas. Lá funcionou aqui nem precisa falar.

Leia mais.

Perguntas que o Blog do Gusmão gostaria de fazer ao prefeito de Ilhéus

O problema é que o secretário de governo José Nazal e o assessor de imprensa Marcos Correia não querem permitir.

Estas são as perguntas.

Como o senhor encara os boatos que surgiram na cidade, que afirmam sem nenhuma prova concreta, que o prefeito de Ilhéus comprou fazendas em alguns municípios vizinhos?

Alguns vereadores e críticos do seu governo atribuem ao secretário de finanças Gilvan Tavares, a responsabilidade por grande parte dos problemas de sua administração, nos primeiros seis meses. O que o senhor tem a dizer?


O senhor vai promover mudanças no secretariado. Quais secretários não estão lhe agradando?


Como foi para o senhor passar do céu ao inferno em tão pouco tempo, haja vista que saiu de uma vitória espetacular nas urnas, e após seis meses, sua administração passa por grandes dificuldades, gerando muita insatisfação?


O Blog do Gusmão não inveja o profissional que fez a entrevista recentemente, por sinal, muito bem conduzida, mas, lamentamos a falta de respeito, já que requisitamos primeiro, e nem sequer recebemos resposta.

Jornalismo bobagem


Encontrado no Vi o Mundo.
A polêmica criada em torno da autenticidade ou não da Kelly Bag da ministra Dilma Rousseff, que surgiu esta semana em foto do jornal O Globo usando um dos mais tradicionais produtos da grife francesa Hermès, será dirimida no começo da semana que vem. O escritório de assessoria de Hermès no Brasil mandou a foto para Paris para ter um veredicto final. Se a maison francesa atestar o que diz a assessoria da ministra, que trata-se de uma contrafação, fica mal para Dilma que não deveria usar artigos pirateados. Se a grife atestar a autenticidade do produto, fica muito pior para a ministra, porque trata-se de uma bolsa que custa uma fortuna, cerca de milhares de bolsas-familias. Na foto não dá para ver se é de couro ou de croco. Se for esta última opção, o valor é multiplicado por 10, e o pecado será ambiental também. De qualquer maneira, verdadeira ou não, nada como o tempo e as circunstâncias para trocar uma arma por um ícone do luxo estratosférico. A nota acima foi produzida pelo "colunista" Cesar Giobbi.

Lembram-se do "som do Lula"? Na campanha em que a mídia "escolheu" Fernando Collor, o caçador de marajás, para derrotar Lula, o metalúrgico foi acusado de ter um aparelho de som incompatível com sua renda, um três em um.

Ai que pobreza...

Do Blog do Gusmão.

Pior do que isso, só a professora Acácia abrindo uma garrafa de vinho, na primeira página do Jornal.

sábado, 25 de julho de 2009

O lixão do CAIC Darcy Ribeiro

Foto de Roberto Corsário.

Em Ilhéus, bem próximo a uma escola localizada no bairro Hernani Sá, na zona sul, tem um lixão famoso, o lixão do CAIC (nome dado pelos moradores).

A prefeitura tem que tomar providências para impedir a acumulação de lixo no local.

A responsabilidade é dos moradores insensíveis, e da prefeitura, que não utiliza dos meios necessários para coibir a imundície.

As autoridades não trabalham, mas, ficam promovendo fofocas contra os blogs. A mediocridade não permite aos fofoqueiros, enxergar que a divulgação de um problema como esse, auxilia o poder público municipal a mapear o que precisa ser melhorado.

Vamos parar com o "disse me disse", chega de tanta sujeira.

Três analistas e "o vai-e-vem desgraçado da política"

Ontem, sexta-feira, durante o programa "O Tabuleiro", na Conquista FM (105,9), tive o prazer de trocar idéias com dois amigos especiais: Vila Nova e Eduardo Anunciação.

Conversamos de maneira livre e espontânea, partindo de um tema corriqueiro: "o vai-e-vem desgraçado da política", definido pelo mestre das "Anunciações".

Decidi gravar, para depois resumir em 10 minutos.

Na falta de um cinegrafista, a câmera trabalhou sozinha, rendendo infelizmente, um microfone na frente do rosto do mestre.

Mesmo assim, penso que vale a pena dar uma olhada.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

As entrevistas de Newton Lima

Há cerca de três semanas este blogueiro entrou em contato com o secretário de governo de Ilhéus, José Nazal, para pedir uma entrevista com o prefeito Newton Lima.

O pedido ocorreu dois dias após a divulgação feita por este Blog, de que Newton mantinha um "namoro" com o PMDB do ministro Geddel Vieira Lima.

Nazal nem sequer respondeu, dando a entender que não tinha interesse que o gestor municipal conversasse com o Blog do Gusmão.

A linha editorial e a criticidade deste espaço não inspira confiança nos homens do palácio. O chefe do executivo é autor de dois processos com o objetivo de nos intimidar (clique aqui e veja), por isso, age com cautela, só costuma dar entrevistas para profissionais de sua estima, que não ultrapassam os limites "impostos" pelos fatos impublicáveis.

Clique aqui e confira a entrevista do prefeito Newton Lima concedida ao Blog do Gusmão, em 03/01/2008. Perceba a diferença.

Desatado "o nó" do aeroporto Jorge Amado

Uma ótima notícia para Ilhéus e região foi divulgada na tarde desta sexta-feira, dia 24.

Por determinação do presidente Lula, o aeroporto Jorge Amado voltará a operar com voos noturnos a partir de outubro. Desde setembro de 2007, restrições impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) impediam o pleno funcionamento da pista.

A decisão foi anunciada durante reunião realizada hoje (24) à tarde, em Brasília, na Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, pelo brigadeiro Jorge Godinho.

O encontro teve a participação do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, do secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Ilhéus, Alfredo Landim, e da deputada estadual Ângela Sousa (PSC), além de representantes das companhias aéreas GOL e TAM . (Com informações do site da AGECOM, mais detalhes clique aqui).

Programa Câmara em Ação completa dois meses no ar


Criado para dar maior transparência às ações da Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Câmara em Ação é levado ao ar de segunda a sexta-feira das 12:00 às 12:30 na Nova Bahiana AM 1310 kHz e apresentado ao vivo pelos radialistas Robertinho Scarpita e Daniela Cândido, desde o dia 25 de maio. O programa conta com quadros dinâmicos como o “Fique Sabendo”, onde a população tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as leis municipais, entrevistas com os vereadores, notícias do legislativo, “Seu vereador em ação”, noticias do Congresso Nacional, além da pautas das sessões e enquetes através do site oficial. Esses são apenas alguns dos diversos quadros do Câmara em Ação.

Leia mais.

Ângela participa de convenção da Assembléia de Deus


A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) tem participado de vários eventos ligados aos evangélicos, onde possui prestígio e credibilidade diante de pastores e fiéis.

Liderança nata no meio, vinculada particularmente à igreja Assembléia de Deus, Ângela costuma visitar diversos templos espalhados por inúmeros municípios do estado, para levantar pedidos e carências das comunidades.


No dia 12 de julho, a deputada abriu sua participação na 91ª Convenção Estadual das Igrejas Assembléia de Deus da Bahia (CEADEB), em Feira de Santana. O evento durou quatro dias, e reuniu 1000 pastores de diversos municípios baianos.


Na oportunidade foram debatidas novas diretrizes, através do tema “o amor não fingido”. Foi discutida e aprovada a tese de que a representação política evangélica, na Assembléia Legislativa da Bahia, deve ser reforçada com novos nomes, priorizando as candidaturas de Ângela Sousa e Carlos Ubaldino, parlamentares do partido Social Cristão que tentarão se reeleger em 2010.

Leia mais.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Valetas do bairro Nelson Costa estão abandonadas


Texto de Roberto Corsário, o repórter comunitário.

As valetas que ficam na área da Infraero (manutenção de responsabilidade da Prefeitura) estão todas tomadas pelo mato, o município no ano passado fez uma obra de drenagem nas Ruas Bem Me Quer, Rosa Amélia e na Mem de Sá (próximo a Mangueira) trocando manilhas, limpando e refazendo caixa de sarjetas, consertou todos os paralelos que os moradores quebraram para forçar a ação do município. Na mangueira colocou vinte e oito manilhas até uma das valetas, obra grande e caríssima feita pela empreiteira MONTANHA, resolvendo os problemas de enchentes que havia nessas ruas quando chovia, só que de lá pra cá não fez a manutenção das valetas que dão vazão as águas pluviais. Está sendo um Deus nos acuda quando chove, tudo voltou a alagar as casas, moradores reativaram seus botes e canoas, ainda bem que não se desfizeram dos mesmos, as muriçocas e ratos não dão sossego aos moradores, principalmente dentro da área da Infraero que o capim toma conta. E agora São Jorge dos Ilhéus? O que será da comunidade do Nelson Costa? O Decretão maligno vai até 2010, só se for por calamidade para investir o erário. O negócio é apelar para São Pedro, alevinos e ratoeiras, muitas ratoeiras.

Itabuna em alerta contra a gripe suína

Com a mobilização das equipes de Vigilância à Saúde e de Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal da Saúde montou um grupo especial para monitoramento da gripe suína, uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A, chamada A H1N1, coordenado pelo vice-prefeito e secretário Antônio Vieira. Até quinta-feira (23), foi coletado material de dois casos suspeitos em Itabuna, um dos quais descartado – o de uma criança que veio dos Estados Unidos – e o outro ainda dependendo de confirmação pelo Laboratório Central, em Salvador.

Segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, os dois pacientes ficaram em quarentena domiciliar acompanhada por técnicos da Vigilância Epidemiológica, que também ofereceu orientação aos familiares para evitar o contágio de outras pessoas. “Um paciente de Porto Seguro foi avaliado em Itabuna e descartado, pois apresentava sintomas de uma gripe comum, segundo o novo protocolo do Ministério da Saúde”, explica.

Leia mais.

Veloso participa de festividades em Belmonte


A festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município de Belmonte, se estendeu por três dias e contou com a presença do deputado federal Raymundo Veloso (PMDB), acompanhado por milhares de fiéis. O prefeito da cidade, Dr. Iedo Elias, aproveitou a presença do parlamentar para testemunhar à população a contribuição que o deputado Veloso vem prestando ao município. “Encontramos nele um homem de palavra e um amigo sensível aos problemas do nosso povo. Tenho certeza que Belmonte ainda tem muito mais a ganhar com esta parceria”, relatou.

Leia mais.

O acordo entre a prefeitura de Ilhéus e a justiça do trabalho

Correção da notícia publicada pelo Blog do Gusmão, no dia 23 de julho (clique aqui).

O acordo homologado pela justiça do trabalho, em junho deste ano, entre a prefeitura de Ilhéus e alguns advogados que possuem grande número de ações contra o município, não está relacionado ao pagamento de precatórios, e sim, à liquidação das RPVs (requisição de pequenos valores).

Quando a ação trabalhista não ultrapassa 40 salários mínimos, ela é paga através de RPV (requisição de pequeno valor) acima disso, será liquidada através de precatórios, processo que requer mais tempo e paciência do autor da causa.

O fórum da justiça do trabalho de Ilhéus possui milhares de processos contra a prefeitura, e muitos estão sendo pagos através das RPVs, que, acumuladas, chegavam a sequestrar valores altíssimos, superando algumas vezes, um milhão de reais mensais.

O governo Newton Lima usava isso como desculpa para o marasmo administrativo que tomou conta da cidade, agora, o problema foi minimizado, pois o município deverá pagar apenas R$ 170.000,00 por mês, valor bem abaixo das retenções que tiravam o sono do prefeito.

Este Blog continua sem entender. Porque a assessoria de imprensa não divulgou o acordo?

Porque vale a pena manter para a população que a crise persiste?

Com a palavra o prefeito Newton Lima e o secretário de finanças Gilvan Tavares.

Policias Militares convocados para assembléia geral


Hoje, quinta-feira, dia 23, será "o dia d" para os policiais militares da Bahia. O movimento que defende melhores salários para a corporação convocou uma assembléia geral unificada, para as 09:00 h, na ladeira do aflitos, na sede do sindicatos dos bancários, em Salvador.

Os policiais não descartam a possibilidade de um motim. Impedidos pela legislação de fazer greve, os pms poderão fazer um aquartelamento, ou seja, ninguém vai pra rua, todos ficam em seus batalhões ou companhias.

Tabocas Folia garante a festa do aniversário de Itabuna


O aniversário de Itabuna terá uma programação intensa, nos próximos dias 27 e 28. É o Tabocas Folia, uma festa que vai aplaudir os 99 anos de Itabuna, numa iniciativa da Prefeitura de Itabuna em parceria com empresas particulares. O evento, que terá entrada franca, será realizado na Praça Rio Cachoeira (em frente à Câmara de Vereadores). Dia 27, os shows acontecem a partir das 22 horas e no dia do aniversário da cidade (28), a partir das 16 horas.

Em virtude da parceria da prefeitura com empresas privadas, o evento contará com as apresentações das bandas Babado Novo, Via Circular, Leva Noiz, Beat Beleza, Adão Negro, Lordão, Vera Cruz, Tio Barnabé, Tah Garoto, Furacão Bem Bolado, 4 Empregados e Afro Guetto. A festa terá as presenças especiais de Larissa Luz (AraKetu), Ricardo Chaves, Carla Cristina e Jheremias.

A festa terá uma megaestrutura de palco, som e iluminação e telãos. O evento tem como parceiros a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Morena FM, Águia Branca, Itabuna Palace Hotel, Jornal A Região, Nova Schin, Príncipe Hotel, MM Studios, Tah Garoto Produções, Bloco Te Amasso, Pró Recarga, Max Som, Gávea Arquitetura Promocional, além das produtoras Carreira Solo, Pequeno Notável e Salvador Produções.

ASCOM: Prefeitura de Itabuna.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Gripe Suína pode ter chegado a Ilhéus


Informações que chegaram ao Blog do Gusmão indicam que três casos "mais do que supeitos", com todas os sintomas característicos da gripe suína, deram entrada no Hospital Regional de Ilhéus, na tarde de hoje (22).

Os funcionários do Regional já estão trabalhando devidamente protegidos para não serem infectados pelo vírus da gripe A H1N1, que já causou 23 óbitos no país.

Recebemos hoje, uma denúncia de que os casos suspeitos não estão sendo acompanhados pela vigilância municipal à saúde, e sequer passam pelos médicos. Tentamos entrar em contato com a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo. Infelizmente ela não atendeu o celular.

Denúncia grave sobre a saúde pública de Ilhéus

Pacientes com suspeitas de gripe suína não estão passando pelos médicos.

E-mail enviado ao Blog do Gusmão. O Autor pediu que não lhe identificasse.

Peço que publique este desabafo em seu blog.
Deixo bem claro que não é questão política e sim de saúde pública.
Todos devem saber o que acontece para que possamos buscar soluções.

Caro Blogueiro,

Sou profissional de Saúde e pergunto, o que está acontecendo com a saúde de Ilhéus?
Foi dito na Reunião do Conselho de Saúde que os médicos: Dr. Edmundo, Dr. Adalberto e o Dr. Gustavo Cunha estariam atendendo os casos de Dengue. Pasmem, nem eles estão sabendo disto, e os casos continuam chegando no Hospital. Os casos de dengue estão sem referencia, como também, os casos de "Gripe Suína". Os pacientes que chegam com suspeita ao Hospital Regional, não são vistos por médicos e se quer a Vigilância Municipal faz o acompanhamento. Há um descaso com a situação, muita conversa, pouco trabalho e muita enrolação.

Caso alguém dos órgãos responsavéis queira prestar esclarecimentos, basta enviar e-mail para o endereço emilio.gusmao@gmail.com .

Semáforo da entrada da Urbis continua sem funcionar

Moradores fizeram protesto, na ocasião em que um motoboy
sofreu acidente em 2008.


Texto de Roberto Corsário, o repórter comunitário
.

Só porque O Hospital Santa Isabel está fechado, a Secretaria de Transporte e Transito retirou o semáforo que ficava em frente ao referido hospital e levou para a Zona Sul. O mesmo foi feito com o semáforo da Barra. É simplesmente demais. Fantástico...

Aproveitamos esse trecho de matéria publicada em um blog, para reiterar com certa preocupação esta transferência do supracitado para a entrada da Urbis, que ora não está funcionando por burocracia interna que sabemos, depende de alguns ilustríssimos senhores de tal, aliás, vamos ver se fazemos (um passo a passo) de compra dessa determinada peça, para o semáforo funcionar e daí ter uma idéia como funcionam as atividades administrativas e financeiras de uma Prefeitura. Vamos lá? Inicia através da secretaria de transito um requerimento para compra de uma peça para o semáforo, assinatura do requerente, em seguida do secretario, segue em processo para o setor de licitação, publica-se, abre cartas, ganha quem?

Leia mais.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Jonildo Glória, o release da prefeitura e um apelo à comiseração de alguns experientes

O jornalista Jonildo Glória, assessor de imprensa da UESC, em sua coluna no Diário de Ilhéus, publicada nesta terça-feira, dia 21, fez críticas a um release de título: "aeroporto Jorge Amado não voltará a operar por instrumentos, diz Godinho".

Segundo Jonildo "a ata se refere a um tal Godinho, mas ninguém sabem (está no jornal) quem o é e muito menos seu nome".

Na introdução, Jonildo critica a deputada estadual Ângela Sousa por ter ido a Brasília, tentar resolver o problema do aeroporto Jorge Amado.

A tentativa de correção vem depois de um questionamento sobre a atuação da deputada, indício de que, talvez, Jonildo tenha pensado que foi este blogueiro o redator do "mal traçado" release.

O texto, alvo das observações de Jonildo, na verdade foi produzido pela assessoria de imprensa da prefeitura de Ilhéus, comandada por Marcos Correia, amigo do jornalista da UESC.

Leia mais
.

No fórum de Ilhéus, idosos pegam senhas e enfrentam filas

Imagem ilustrativa de outro local.

O fórum Epaminondas Berbert de Castro deveria dar exemplo de bom atendimento ao idoso, mas, infelizmente, o que vemos é uma prática completamente contrária à lei que estabelece prioridade aos cidadãos de terceira idade, quando recorrem aos órgãos públicos.

Na semana passada, a aposentada Ildaci Soares procurou um cartório no fórum de Ilhéus para autenticar a cópia da certidão de nascimento do neto Thiago, de 6 anos. Foi informada que deveria voltar no outro dia, às 8:00 horas, para pegar uma senha.

Chegou às 8:30 h, um pouco atrasada, e teve a sorte de pegar uma das últimas que restavam. Saiu do prédio da "justiça' por volta das 10:00 horas, depois de ter passado aproximadamente 90 minutos na fila.

Dona Ildaci tem 66 anos, e, muito chateada recorreu ao Blog do Gusmão.

Azevedo defende fortalecimento político e econômico da região

ASCOM: Prefeitura de Itabuna.

Ao participar de uma exposição do Pólo Moveleiro de Itabuna na AABB, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo elogiou o projeto da Associação Itabunense de Marceneiros, Carpinteiros e Moveleiros (Aitamovel), como um evento importante para o desenvolvimento de Itabuna e da região Sul da Bahia. Ele também defendeu como estratégias para o fortalecimento regional, a eleição de uma bancada representativa no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, além das ações de incentivo ao empreendedorismo, associativismo e à qualificação de profissionais, que serviu de base para a criação da Aitamovel.

Capitão Azevedo manifestou também o seu contentamento pela articulação entre o poder público e a iniciativa privada para a implantação do pólo moveleiro. “Nós precisamos acreditar no nosso potencial de desenvolvimento, e isso exige inclusive ações integradas. No nosso governo, por exemplo, nenhuma secretaria pode funcionar como uma ilha, mas como uma unidade articulada com os demais setores da administração e da própria sociedade e, com isso, acredito que estamos no caminho certo”.

Leia mais
.

UESC abre inquérito administrativo contra o professor Jabes Ribeiro


A UESC abriu inquérito administrativo contra o professor auxiliar da instituição e ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira, dia 20 de julho, e está disponível no site da universidade. (Clique aqui)

Jabes teria cometido infrações ao desrespeitar a Lei nº 6.677/94, nos artigos 175, X, 176, XVI e 192, III.

Leia o conteúdo dos artigos e os respectivos incisos:

175 X

Ser assíduo e pontual ao serviço, inclusive comparecendo à repartição em horário extraordinário, quando convocado;

176 XVI

XVI - proceder de forma desidiosa;

Artigo 192
. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

III - inassiduidade habitual;


O docente Jabes Ribeiro terá direito à defesa ampla e ao contraditório.

Comando estadual do PMDB chateado com Márcio Veloso

O comando do PMDB na Bahia não gostou das declarações do advogado Márcio Veloso - pretenso candidato a deputado estadual - defendendo a continuidade da aliança PT / PMDB para as eleições 2010.

O peemedebista Deraldino Araújo, prefeito de Ipiaú, outro defensor da união, também desagradou os colegas de partido.

Lúcio Vieira Lima, presidente da legenda no estado, afirma categoricamente que seu irmão Geddel é candidatíssimo, e ponto final. A decisão representa a vontade da imensa maioria do partido.

Divergências internas fazem bem, mas, em agosto, haverá um encontro regional do PMDB no sul da Bahia, ocasião em que os discursos discordantes estarão bem disciplinados e de cara nova.

Policiais Militares estão sem condições de trabalho


E-mail recebido pelo Blog do Gusmão.


Caro Jornalista.

Quero parabenizar-lhe pela matéria referente à comparação salarial entre a Polícia Militar da Bahia e a Polícia Militar de Sergipe, infelizmente nossa PMBA está um caos, não tem armamento, munição, os coletes estão todos vencidos, são 15,00 reais de combustível para a viatura rodar por dia, venha ver no batalhão de ilhéus o estado das viaturas, tenho dezessete anos de serviço na PM tenho dificuldades de manejar uma pistola por falta de treinamento, os policiais não tem assistência jurídica, psicológica e nem assistência médica, olha são muitos os descasos dessse governo que é uma continuidade do carlismo, só mudou a sigla e o ator principal, mas a forma de governar é a mesma, governa para seu grupo, quando deveria se preocupar com a sociedade que paga o salário dos policiais, e precisam de uma polícia moderna e eficiente com inteligência, a polícia moderna não pode ser uma polícia truculenta que infrinja os direitos do cidadão, tem que ser uma polícia pedagógica, e que aprenda a ver a sociedade como parte mais frágil, a polícia não pode ser usada pra grupos políticos, nem ser apenas um aparelho repressor do estado, afinal estamos numa república de estado de direito, e tal estado deve ser respeitado, mas como se o governador não respeita os policiais, será que um vereador, um deputado, um prefeito, um secretário estadual ou municipal, um senador, um juiz, um promotor público, pode ter um bom salário, todavia um policial que arrisca sua própria vida em detrimento de vidas alheias, trabalha dia e noite de domingo a domingo, no reveillon não pode ficar com sua família e em outras festividades também, não pode ter um salário digno. Então a Policia Militar não é essencial à sociedade, já pensou amigo Emílo, um dia este estado da Bahia sem a presença da PM, imagine aí, não seria um caos?

Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho, vou passar para os colegas da PM o apoio que vc está nos dando divulgando essa realidade, todos os dias acesso o seu blog, é sucesso total.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O meu amigo ministro

Do blog Cravo sem Canela.

Paulo Souto diz que governo Wagner é um desastre

O ex-governador Paulo Souto não aceita a comparação Wagner e Waldir Pires.

"- Isso é uma injustiça com o ex-governador Waldir Pires. Naquela época, as relações do então governador com a presidência da República foram completamente distintas do que as atuais do governador com o presidente".

Confira a entrevista no Bahia Já.

Policiais de Sergipe ganham bem mais que os colegas da Bahia.


Uma das heranças lamentáveis do "carlismo" que o governo Wagner não conseguiu sequer amenizar.

O Blog do Gusmão fez a comparação se baseando nas tabelas enviadas por PMs da Bahia, através de e-mail.

Salário de um Soldado da (PM / Bahia): soldo= 470,00 + 1.142,00 de gratificação atividade policial = R$ 1.612,00

Salário de um Soldado da (PM / Sergipe): soldo = 1.875,00 + adicional de periculosidade = R$ 2.437,50.

Salário de um Coronel (PM / Bahia): soldo = 704,68 + 5.140,85 = R$ 5.844,53.

Salário de um Coronel (PM / Sergipe): soldo = R$ 9.539,71 + periculosidiade = R$ 12.401,62.

Para ver comparações de outras patentes, clique aqui.

Informativo Prefeitura de Itabuna

Paulo Magalhães visita Azevedo.

Para ler, clique nos títulos.

Deputado Paulo Magalhães visita prefeito de Itabuna.

Festa do atletismo em Itabuna marcada por superação e emoção.

Seminário do Imeam discutiu as relações de trabalho e produção.

Governo quer a retomada do projeto Shopping a Céu Aberto.

Saúde anuncia ações para enfrentamento da dengue.

Prefeito constrói casa para aposentado no bairro São Roque


Não bastou construir uma ponte para atender uma antiga reivindicação dos moradores: abrir novas ruas, asfaltar as já existentes e construir uma rede de esgoto num dos bairros mais carentes e abandonados de Itabuna, o São Roque. O prefeito Capitão Azevedo foi muito além e, ao retirar um barraco de madeira no meio de um cruzamento para fazer uma praça, mandou construir uma casa de alvenaria para o felizardo morador, Ângelo Prates dos Santos. A obra está quase pronta.

Leia mais.